José Parisi

JOSÉ PARISI
(68 anos)
Ator e Diretor de Televisão

* São Paulo, SP (1924)
+ São Paulo, SP (29/12/1992)

O ator nasceu no bairro do Brás, filho de um imigrante italiano. Ainda garoto foi trabalhar na Zona Cerealista do Mercado Municipal de São Paulo e divertia a todos imitando os famosos locutores de rádio na época.

Incentivado pelos amigos foi participar de um concurso promovido pela Rádio Tupi que escolhia um galã para trabalhar com Maria Della Costa. Ficou em segundo lugar mas ganhou um contrato para estrear como locutor de rádio.

Participou da implantação e dos primeiros programas da TV brasileira, na TV Tupi, uma emissora qual pertenceu até que ela fechou as portas. Seu maior sucesso na emissora paulista foi o seriado "Falcão Negro" do qual foi o protagonista por 10 anos.

Também não esteve surgimento da Vera Cruz e participou do primeiro filme da produtora, "Caiçara", ao lado de Eliane Lage e Mário Sérgio. Participou do "TV de Vanguarda", "TV Teatro" e de todas as importantes produções da TV Tupi na década de 50.

No cinema Participou das produções "O Sobrado", "Vereda da Salvação" e "Chão Bruto". Nas novelas foi o Jorge Luiz da primeira versão de "O Direito de Nascer", na TV Tupi e teve papéis de destaque em "A Intrusa", "As Bruxas", "Simplesmente Maria", "A Fábrica", "Rosa dos Ventos", "Os Inocentes", "Tchan, a Grande Sacada" e "Salário Mínimo".

Trabalhou ainda na TV Cultura, no SBT e na TV Manchete, onde encerrou a carreira participando das novelas "Novo Amor" e "Mania de Querer".

Mas o papel que o lançou ao estrelato foi o do herói Falcão Negro, um aventureiro medieval de capa-e-espada, lançado por Péricles Leal no Rio de Janeiro.

Apesar do assédio feminino, José Parisi foi casado por 40 anos com Dirce, união que lhe deu dois filhos, um deles, José Parisi Junior, também ator.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário