Marisa Gata Mansa

MARISA VERTULLO BRANDÃO
(69 anos)
Cantora

* Rio de Janeiro, RJ (27/04/1933)
+ Rio de Janeiro, RJ (09/01/2003)

O apelido "Gata Mansa" ela recebeu do jornalista Djalma Sampaio por causa de seu jeito calmo de falar. Nascida numa família entusiasta da boa música, cresceu nesse ambiente que a incentivou a cantar. Foi casada com o compositor e pianista César Camargo Mariano, que compôs em sua homenagem a música "Marisa", tema da cerimônia religiosa de seu casamento com o compositor.

Marisa gravou o primeiro compacto, de 78 rotações, "Você Esteve Com Meu Bem" (João Gilberto e Russo do Pandeiro), pela RCA Victor. Uma trajetória marcada por um viés jazzístico, foi crooner do Golden Room do Copacabana Palace e substituindo Dolores Duran no Bacará. Típica voz de bares noturnos, cantava no Beco das Garrafas, ao lado de outros nomes da bossa nova.

Marisa Gata Mansa morreu às 20:00 hs do dia 09/01/2003. Ela estava internada no Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro, desde o começo da semana. A cantora tinha 69 anos e faleceu devido a uma insuficiência respiratória aguda, conseqüência de uma isquemia cardíaca.

No ano de sua morte, Marisa iria completar 50 anos de carreira, iniciada com a benção de João Gilberto e que prosseguiu com a geração inicial da bossa nova. 

Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. Conheci seu blog hj assuntando na rede sobre a IMORTAL MARINÊS, de quem sou fã desde criança pois sou filho de uma pernambucana e cresci com essa cultura. Parabéns por lembrar e eternizar a memória de pessoas que são patrimonio de nossa cultura. E, obrigado por eternizar a lembrança desse ser iluminado Marisa Gata Mansa, de quem aprendi a ser fã ainda criança com meu pai. A conheci pessoalmente qdo eu tinha uns 20 anos. Pessoa amável, carinhosa e de um caráter ímpar. Voz doce e aveludada que embalou o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, obrigado por seu comentário e presença. Por coincidência a Marinês é mãe de um conhecido meu, o Marcos, meu xará.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Divina....linda voz ...inesquecivel a música viagem....

    ResponderExcluir
  3. Linda voz ..inesquecivel a música viagem....eterna. .

    ResponderExcluir