João Caetano

JOÃO CAETANO DOS SANTOS
(55 anos)
Ator

* Itaboraí, RJ (27/01/1808)
+ Rio de Janeiro, RJ (24/08/1863)

Foi importante ator e encenador brasileiro. Começou a carreira como amador, até que em 24 de abril de 1831 estreou como profissional na peça O Carpinteiro da Livônia, mais tarde representada como Pedro, o Grande.

Apenas dois anos depois, em 1833, João Caetano já ocupava o teatro de Niterói junto com um elenco de atores brasileiros. Assim iniciava a Companhia Nacional João Caetano.

Praça Tiradentes, Teatro João Caetano (RJ)
O ator também exerceu as funções de empresário e ensaiador. Autodidata da arte dramática, seu gênero favorito era a tragédia, mas chegou a representar papéis cômicos.

Além de atuar em muitas peças, tanto no Rio de Janeiro como nas províncias, João Caetano publicou dois livros sobre a arte de representar: Reflexões Dramáticas (1837) e Lições Dramáticas (1862).


Em 1860, após uma visita ao Conservatório Real da França, João Caetano organizou no Rio de Janeiro uma escola de arte dramática, em que ensino era totalmente gratuito. Além disso, promoveu a criação de um júri dramático, para premiar a produção nacional. Era dono absoluto da cena teatral brasileira de sua época.

O pesquisador J. Galante de Souza (O Teatro no Brasil, vol.1) considera que o ator, "um estudioso dos problemas da arte de representar, e dotado de verdadeira intuição artística, reformou completamente a arte dramática no Brasil."

Antes dele, a declamação era uma espécie de cantiga monótona, como uma ladainha. Ainda segundo J. Galante, "João Caetano substituiu aquela cantilena pela declamação expressiva, com inflexões e tonalidades apropriadas, ensinou a representação natural, chamou atenção para a importância da respiração e mostrou que o ator deve estudar o caráter da personagem que encarna, procurando imitar, não igualar, a natureza."

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. Há 212 anos Nascia no Rio João Caetano foi Ator , Adm, escritor e dramaturgo pioneiro do teatro brasileiro como atividade profissional continua . Na Praça Tiradentes no Rio Teatro em sua homenagem.

    ResponderExcluir