Moisés

MOISÉS MATHIAS DE ANDRADE
(59 anos)
Jogador de Futebol e Técnico

* Resende, RJ (30/11/1948)
+ Rio de Janeiro, RJ (26/08/2008)

Zagueiro de jogo viril e às vezes ríspido, era conhecido como Xerife pelos seus admiradores e como Moisés Paulada pelos adversários. Ficou conhecido por sua frase "Zagueiro que se preza não pode ganhar o Belfort Duarte", ironizando o prêmio que era dado aos jogadores mais disciplinados. Apesar disso, foi expulso poucas vezes em toda a sua carreira.

Começou no Bonsucesso e jogou em todos os grandes clubes cariocas, sendo campeão da Taça Brasil de 1968 pelo Botafogo e campeão brasileiro pelo Vasco em 1974. Conquistou ainda o Campeonato Paulista de 1977 pelo Corinthians. Teve rápida passagem pelo Paris Saint-Germain Football Club. Terminou sua carreira no Bangu, em 1983, imediatamente assumindo como treinador do clube.

Disputou uma partida em 1973 pela Seleção Brasileira de Futebol, quando jogava pelo Club de Regatas Vasco da Gama.

Como técnico do Bangu, foi responsável por alguns de seus grandes momentos, sagrando-se vice-campeão carioca e brasileiro em 1985, em duas decisões polêmicas contra o Fluminense e o Coritiba. Naquela época foi aventada até a possibilidade de treinar a Seleção Brasileira de Futebol.

Foi treinador do Atlético Mineiro e do America do Rio, tendo também trabalhado em Portugal e nos Emirados Árabes. Seu clube mais recente foi a Cabofriense, em 2006.

Em 2009, o Campeonato Estadual de Futebol da Primeira Divisão do Rio de Janeiro contou com uma taça que leva o seu nome. Ela foi disputada pelos 3º e 4º colocados de cada grupo, em semi-finas e finais. As partidas semi-finais foram preliminares às disputadas pela Taça Guanabara.

Apesar do estilo duro em campo, fora dele era conhecido pelo bom humor. Gostava muito de Carnaval e ajudou a fundar o Bloco das Piranhas, no qual jogadores de futebol desfilavam vestidos de mulher por ruas da zona norte do Rio de Janeiro.

Morte

Faleceu na madrugada de 26 de agosto de 2008 vitimado por um Câncer Pulmonar. O corpo do ex-jogador foi enterrado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Excelente blog! Parabéns!
    Não vi nada sobre Moisés Wille Lupion de Tróia, político paranaense.

    ResponderExcluir