José Vasconcellos

JOSÉ THOMAZ DA CUNHA VASCONCELLOS NETO
(85 anos)
Ator, Radialista e Humorista

* Rio Branco, AC (20/03/1926)
+ São Paulo, SP (11/10/2011)

José Vasconcellos era considerado pelos seus colegas de profissão como o pioneiro mundial no gênero Stand Up Comedy.

Começou no rádio, meio em que se tornou célebre por fazer imitações das vozes de outros locutores e artistas em geral, como a imitação de Ary Barroso apresentando um programa de calouros.

Tornou-se famoso por suas piadas de gagos, sendo o esquete "O Locutor de Futebol Gago" um de seus maiores êxitos. Sua habilidade de imitador proporcionou um desempenho inigualável imitando gagos, transformando estas imitações em sua marca particular.

Produziu e atuou no primeiro programa humorístico da televisão brasileira, "A Toca do Zé", exibido pela TV Tupi de São Paulo em 1952.

Em 1960 gravou um disco pela Odeon, "Eu Sou o Espetáculo", baseado no show de mesmo nome que apresentou por muitos anos em teatros de todo Brasil.


Provavelmente foi o primeiro humorista a vender mais de 100 mil cópias de um Long Play do gênero. O disco tinha duração de 55 minutos, sendo o mais longo Long Play de humor já feito no país. Seu sucesso abriu caminho para que outras gravadoras investissem no segmento, mas o próprio José Vasconcellos não conseguiu repetir o êxito de sua primeira gravação.

Também nos anos 60, esteve a frente de um projeto chamado Vasconcelândia, um parque de diversões temático, que acabou não se concretizando.

Continuou trabalhando na TV, em papéis como o do gago "Rui Barbosa Sa-Silva" na "Escolinha do Professor Raimundo", além de se apresentar em casas de espetáculos por todo o Brasil.

Em 2009 foi lançado em DVD o documentário "Ele é o Espetáculo", do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra. Narrado pelo próprio humorista, apresentava depoimentos de Jô Soares, Chico Anysio e trecho de filmes e programas de rádio e TV em que atuou durante a carreira.

Afastado da televisão devido ao Mal de Alzheimer, passou seus últimos anos em sua casa na cidade de Itatiba, interior de São Paulo.

Morte

José Vasconcellos morreu às 06:00 hs do dia 11/10/2011 vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado no setor de geriatria do Hospital das Clínicas de São PauloJosé Vasconcellos estava internado há duas semanas, após complicações causadas pelo Mal de Alzheimer e por problemas nos rins. Em 2008, ele havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral.

Sua última aparição na TV foi no programa de perguntas "Nada Além da Verdade", do SBT, em outubro de 2008.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. Nos anos 50 gravou um LP contando histórias do palhaço Bozo
    Pode-se dizer que ele foi o primeiro a interpretar no Brasil apesar de não ter usado a roupa do palhaço

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!