Israel Gimpel

ISRAEL GIMPEL SZMAJSER
(78 anos)
Jornalista

* Rio de Janeiro, RJ (11/07/1933)
+ Rio de Janeiro, RJ (12/09/2011)

Jornalista, trabalhou trabalha mais de 40 anos na rádio Jovem Pan como correspondente no Rio de Janeiro, na cobertura da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do futebol carioca. Não foi por acaso que se tornou um dos homens do rádio mais respeitados do país.

Morava no Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá. Era torcedor do Madureira Esporte Clube, e era tio do do poeta e radialista Sérgio Orind. Fez também reportagens em desfiles da escolas de samba.

Ficha consular do Israel Gimpel e sua família. Não era incomum os estrangeiros registrarem seus filhos pequenos como brasileiros. Entre outras vantagens, isso fazia com que nunca mais pudessem ser deportados.
Israel Gimpel morreu na segunda-feira, 12/09/2011, no Rio de Janeiro, aos 78 anos. Ele teve complicações pulmonares e renais em decorrência de um câncer.

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu uma nota de pesar após o falecimento de Israel Gimpel, pioneiro entre os correspondentes de rádio a fazer a cobertura da CBF e da Seleção Brasileira:

"O presidente Ricardo Teixeira, em nome dos diretores e funcionários da CBF, envia os pêsames aos familiares de Israel Gimpel", disse o comunicado oficial da CBF.

Fonte: Projeto VIP

6 comentários:

  1. Israel Gimpel, um grande repórter que eu gostava de ouvir, seja nas transmissões esportivas da Pan, ou algum comentário dentro de algum programa esportivo seja de rádio ou televisão, na imprensa brasileira teremos poucos como ele, buscando a verdade na noticia, entrevistando personalidades provocantes do esportes, principalmente do futebol.

    ResponderExcluir
  2. Está tudo certo, apenas Israel Gimpel nasceu na Polônia e não no Rio de Janeiro como esse e outros sites tem registrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, agradeço seu comentário, fica aqui seu registro com relação a nacionalidade de Israel Gimpel.

      Mas preciso que você me envie uma fonte ou mesmo cópia de algum documento que possa comprovar esta sua afirmação. Pesquisei em vários locais, fiz associações do nome de Gimpel com a Polônia e nada foi localizado!

      Abraços

      Excluir
    2. Caro Marcos: só agora vi a sua mensagem, me desculpo pela demora. Creio que não enviei o documento, não é? Para qual e-mail posso enviar o documento no qual é possível constatar que Gimpel nasceu na Polônia? Possivelmente ele tenha escondido esse fato por muitos anos, não seria o único a fazer nessa época e período. Posso explicar também isso. Com um abraço, Fábio.

      Excluir
  3. Prezado Marcos Aurélio,
    Sou filho da irmã do Israel Gimpel Szmajser (Shendla) que está nesta foto do documento - Ficha Consular - que você publicou em sua página.
    Gostaria de obter informação de como você obteve este documento?
    Marcos Gutman (kikogutman@gmail.com)

    ResponderExcluir