João Mineiro

JOÃO SANT'ANGELO
(76 anos)
Cantor

* Andradas, MG (23/08/1935)
+ Jundiaí, SP (24/03/2012)

Mais conhecido como João Mineiro, foi um cantor brasileiro que formou a dupla sertaneja de sucesso João Mineiro e Marciano. Desde a separação, em 1993, participava da dupla João Mineiro e Mariano, regravando alguns sucessos da antiga dupla.

João Mineiro e Marciano
A Dupla João Mineiro e Marciano

A dupla sertaneja João Mineiro e Marciano teve início após João Mineiro desfazer uma parceria humorística que já durava 8 anos em 1970, tendo a sorte de encontrar José Marciano, que planejava formar uma dupla sertaneja voltada para a música romântica.

O primeiro álbum, da então dupla recém-formada, foi lançado em 1973 pela gravadora Chororó Discos, e obteve sucesso com as músicas: Filha de Jesus e Chovisco da Madrugada, em parceria com o poeta Gérson Coutinho da Silva, mais conhecido por Goiá.

Devido ao sucesso, e também ao fato da música sertaneja ser muito tocada no Brasil, João Mineiro e Marciano chegaram a apresentar um programa musical no SBT nos anos 80, nas manhãs de domingo, que levava o nome da dupla.

Apesar da carreira bem sucedida até aquele momento, e fazendo turnê nos Estados Unidos em 1990, gravando disco em espanhol em 1991, e lançando o disco Dois Apaixonados, a dupla se desfez em 1993, por razões ainda não muito esclarecidas, fazendo desse disco o último da carreira dos dois.

Após a separacão em 1993 João Mineiro formou a dupla João Mineiro e Mariano e manteve essa mesma até o dia 24 de Março quando faleceu. José Marciano iniciou carreira solo e continua até os dias de hoje.

Em 2008, João Mineiro e Mariano, realizaram turnê pelo Brasil e estariam preparando um DVD com a participação de grandes nomes, como Milionário e José Rico, Teodoro e Sampaio, Cezar e Paulinho e outros. O DVD, intitulado Coração não Cansa, conteria quatro músicas inéditas.


Morte

O cantor sertanejo, de 76 anos, morreu no fim da noite de sábado (24/03/2012), no Hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, SP. Ele estava internado desde segunda-feira (19/03/2012) após uma cirurgia para retirada da vesícula, depois de ter passado mal em sua casa em Campo Limpo Paulista, cidade vizinha de Jundiaí. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da dupla João Mineiro e Mariano.

A assessoria de imprensa do hospital informou que João Mineiro foi atendido com quadro de Insuficiência Cardíaca e que na noite da sexta-feira o quadro de saúde se agravou. O cantor passou por um a cirurgia mas não houve melhora e passou o sábado (24/03/2012) respirando com a ajuda de aparelhos.

Segundo a assessoria, a despedida será feita às 6:00 hs de domingo (25/03/2012) no Velório Municipal Adamastor Fernandes, em Jundiaí, SP. O corpo ficará no local até às 16:30 hs e depois será levado até Andradas, no sul de Minas Gerais, cidade natal do cantor.


2 comentários:

  1. A música perdeu um dos maiores cantores sertanejo.
    Pessoas boas se vão é uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma grande dupla sertaneja..........João Mineiro e Marciano cantaram varios sucessos e deixou saudades....................

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!