Dina Di

VIVIANE LOPES MATIAS
(34 anos)
Cantora

☼ Campinas, SP (19/02/1976)
┼ São Paulo, SP (19/03/2010)

Dina Di, nome artístico de Viviane Lopes Matias, foi uma cantora de rap brasileira, vocalista do grupo Visão de Rua, nascida em Campinas, SP, no dia 19/02/1976.

Considerada a primeira mulher a alcançar sucesso no rap brasileiro, Dina Di iniciou sua carreira em 1989 e lançou diversos singles em sua carreira, com destaque para "A Noiva do Thock".

Dina Di e seu grupo Visão de Rua revolucionaram o rap nacional em meados dos anos 90 quando lançaram a música "Confidências de Uma Presidiária", que virou clássico instantâneo nas periferias brasileiras. 

Foi indicada a diversos prêmios e festivais brasileiros, com destaque ao Prêmio Hutúz, onde foi escolhida na categoria Melhores Grupos ou Artistas Solo Feminino da década.

Dina Di lançou vários álbuns em parceria com o grupo Visão de Rua.

Morte

Dina Di morreu na sexta-feira, 19/03/2010, aos 34 anos, após contrair uma infecção hospitalar. Ela tinha dado à luz sua segunda filha em uma clínica particular localizada no bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo.

O parto aconteceu no dia 02/03/2010. Dina Di sofreu complicações logo após o procedimento e ficou internada por 10 dias. A cantora chegou a receber alta, mas sua saúde voltou a piorar. Na segunda internação, ela não resistiu.

O sepultamento de Dina Di ocorreu no Cemitério da Vila Formosa, no sábado, dia 20/03/2010.

Aline sua filha ficou bem, aos cuidados da avó paterna, junto ao pai. 

Prêmios

  • 2008 - Prêmio Hutúz - Álbum do Ano "Com o Poder nas Mãos" (Indicada)
  • 2008 - Prêmio Hutúz - Grupo ou Artista Solo (Indicada)
  • 2009 - Prêmio Hutúz - Melhores Grupos ou Artistas Solo Feminino da Década (Venceu)
  • 2009 - Prêmio Hutúz - Melhores Grupos ou Artistas Solo da Década (Indicada)

Um comentário:

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!