Newton Teixeira

NEWTON CARLOS TEIXEIRA
(72 anos)
Compositor, Cantor e Violonista

* Rio de Janeiro, RJ (16/04/1916)
+ Rio de Janeiro, RJ (07/03/1990)

Newton Carlos Teixeira, conhecido como Newton Teixeira, foi um compositor, cantor e violonista brasileiro. É o compositor de pelo menos dois dos grandes clássicos da música brasileira, a marcha-rancho "Malmequer", feita e parceria com Cristóvão de Alencar e gravada em 1939 por Orlando Silva, e a valsa "A Deusa da Minha Rua", em parceria com Jorge Faraj e gravada, entre muitos outros, por grandes nomes da Música Popular Brasileira tais como Sílvio Caldas, Nelson Gonçalves, Gilberto Alves, Cauby Peixoto, Dilermando Reis, Tito Madi, Jessé, Zélia Duncan e Roberto Carlos, para além do português António Zambujo.
Nascido no bairro do Irajá, no Rio de Janeiro, morou com os pais na Rua Petrocochino e depois na rua Jorge Rudge, ambas em Vila Isabel, bairro tradicional da cidade do Rio de Janeiro, famoso por ter em sua principal avenida, o Boulevard 28 de Setembro, uma calçada musical com a partitura de músicas feitas por grandes nomes do bairro, como Noel Rosa e do próprio Newton Teixeira.

Newton Teixeira foi incentivado pelo pai Edgard Carlos Teixeira, violonista, e pela mãe Niza Chaves Teixeira, pianista, a se dedicar a música desde pelo menos os 10 anos, quando começou a estudar bandolim com Chico NetoNewton Teixeira era irmão mais novo do violonista Norival Carlos Teixeira,Valzinho.

Vida Pessoal

Newton Teixeira teve uma única filha, Maria Cristina (1957), de sua mulher Ione Fidalgo, com quem teve uma relação bastante irregular e com quem se casou somente já em avançada idade. Apesar de morar durante toda a vida no Rio de Janeiro, cidade a qual dedicou algumas canções, sua filha foi criada em Brasília, para onde a família da mãe mudou-se ainda antes da inauguração oficial.

Torcedor fanático do Fluminense Football Club nos últimos anos de sua vida morou em um apartamento na Rua Professor Euríco Rabelo, ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), para ficar próximo do estádio onde ia assistir a todos os jogos de seu clube em sua cadeira cativa.

Muito bem humorado era admirado pelos amigos por sempre estar a contar e a fazer piadas. Boêmio, acompanhou Noel Rosa no famoso "Ponto dos Cem Réis", em Vila Isabel, tradicional bar onde uma importante parte da música brasileira foi ouvida e mesmo criada.

Newton Teixeira abandonou os estudos no Colégio Barão de Macaúbas, onde fizera o primário, no 4º ano do curso secundário.

Trajetória Profissional

Aos 20 anos compôs sua primeira música a ser gravada, "Tudo me Fala do Teu Olhar", em parceria com Cristóvão de Alencar e gravada por Sílvio Caldas, a quem conhecera fugindo da polícia nas noites de seresta no bairro de Vila Isabel. Sua segunda música, "Ela Disse Adeus", também composta com Cristóvão de Alencar, foi gravada por Francisco Alves.

Compôs ainda inúmeros sucessos em carnavais na década de 30 e 40. Em 1940 concorreu ao prêmio de melhor marcha do ano, com a marcha-rancho "Malmequer", acabando em terceiro lugar, mas que gravada pelo "Cantor das Multidões" Orlando Silva fez muito sucesso.

Porém o seu maior sucesso foi mesmo a valsa "A Deusa da Minha Rua", um dos maiores sucessos de Sílvio Caldas que, como conta o próprio Newton Teixeira no disco "A Música Brasileira Deste Século Por Seus Autores e Intérpretes, Volume 3 CD 7", não queria gravar a música para a qual não havia nem sido providenciado arranjo, que foi feito de improviso na hora da gravação. Acabou por ser um dos maiores sucessos de Sílvio Caldas depois re-gravada por muitos artistas de renome na Música Popular Brasileira.

Em 1969 ainda obtinha bastante sucesso com a marcha "Avenida Iluminada", feita em parceria com Brasinha, que transformou-se numa das mais executadas músicas nos carnavais de todo o Brasil.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!