Henry Maksoud

HENRY MAKSOUD
(85 anos)
Engenheiro e Empresário

* Aquidauana, MS (08/03/1929)
+ São Paulo, SP (17/04/2014)

Henry Maksoud foi um engenheiro civil, engenheiro eletricista e empresário brasileiro.

Henry Maksoud nasceu em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, em 1929. Mudou-se para São Paulo aos 15 anos para estudar. Formou-se em engenharia na Universidade Mackenzie, em 1951.

Recebeu o título de "Mestre De Ciências Em Mecânica de Fluidos", da Universidade de Iowa, Estados Unidos. Dono do lendário cinco estrelas Hotel Maksoud Plaza, tradicional hotel da região da Avenida Paulista em São Paulo, inaugurado em 1979 e um dos mais antigos cinco estrelas de São Paulo. Fundou também o Grupo Editorial Visão, que publicava a revista Visão, e a empresa de engenharia Hidroservice Engenharia, empresa de engenharia e projetos, fundada por ele em 1958 e responsável pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Tom Jobim) e Aeroporto Internacional de Manaus (Eduardo Gomes).

A Hidroservice foi uma das primeiras empresas brasileiras a projetar grandes obras no exterior, como o sistema de telecomunicações da Nigéria.

Henry Maksoud foi o fundador da Sisco, uma das primeiras empresas de computadores, softwares e sistemas do país.

De 1967 a 1968, foi presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Entre 1988 e 1991 comandou um programa semanal na TV Bandeirantes intitulado "Henry Maksoud e Você", onde além de apresentar um tema ao telespectador os discutia com conhecidos interlocutores.

Era adepto a idéias francamente favoráveis à liberdade individual, à democracia representativa, ao estado de direito, ao governo limitado e adepto do liberalismo econômico.

Autor e diretor geral da peça teatral "Emoções Que o Tempo Não Apaga - Uma Crônica Musical" apresentada no Teatro Maksoud Plaza.


Maksoud Plaza

Maksoud Plaza é um hotel de luxo da cidade de São Paulo. Está localizado na Alameda Campinas, próximo à Avenida Paulista. Está entre os hotéis mais luxuosos da cidade, tendo recebido vários governantes e celebridades.

Lá aconteceram shows de Frank Sinatra e um grande número de eventos com celebridades mundiais como Michel Legrand, George Shearing, Joe Willians, Billie Eckstine, Julio Iglesias, Sammy Davis Jr., Alberta Hunter, Bobby Short, Buddy Guy, entre outros.

No início de 1999, o hotel serviu de cenário para a telenovela "Torre de Babel", da TV Globo: dentro dele suicidou-se a vilã da trama, Ângela Vidal, interpretada por Cláudia Raia.


Arquitetura do Hotel

O majestoso Atrium Lobby dá aos hóspedes uma acolhida inesquecível revelando um casamento sofisticado do Edifício com o Meio Ambiente Verde, destacando-se: a estrutura escultural do inigualável teto solar ligado à atmosfera, as torres coloridas dos elevadores panorâmicos, as fontes e espelhos d'água, vegetações floridas e verdes, obras de arte, jardins suspensos de plantas tropicais e reflexos de tonalidades da luz solar nos forros dos 22 andares do Atrium, e com sons de músicas em todos os pontos do Hotel. Belas obras de arte de Bruno Giorgi, Toyota e a grandiosa escultura premiada de concreto armado Arrozal de Benguet de Maria Bonomi, além de outras muitas pinturas a óleo acrescentam à sofisticação da atmosfera.


Morte

Faleceu na quinta-feira, 17/04/2014, por volta das 13:00 hs, aos 85 anos em sua casa, na Chácara Flora, zona sul de São Paulo, SP, vítima de câncer no pulmão. Desde o começo do ano Henry Maksoud estava com a saúde debilitada devido a uma pneumonia.

O corpo de Henry Maksoud começou a ser na noite de 17/04/2014, no Cemitério do Morumbi, na Zona Sul da capital paulista. A cerimônia de sepultamento aconteceu na manhã de sexta-feira, 18/04/2014.

Fonte: Wikipédia e Veja SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!