Osmar de Oliveira

OSMAR PEREIRA SOARES DE OLIVEIRA
(71 anos)
Médico, Jornalista e Locutor Esportivo

* São Paulo, SP (20/06/1943)
+ São Paulo, SP (11/07/2014)

Osmar Pereira Soares de Oliveira foi um médico, jornalista e locutor esportivo brasileiro. Foi comentarista esportivo no programa "Jogo Aberto" e no "Terceiro Tempo". Comentou também algumas transmissões de futebol e outros esportes da Rede Bandeirantes.

Enquanto fazia o curso de medicina na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Campus Sorocaba, escrevia no jornal Cruzeiro do Sul e participava dos programas esportivos da Rádio Cacique. Em 1966 passou a ser redator da revista do Sport Club Corinthians Paulista e ao mesmo tempo do Jornal Coringão.

Durante o curso de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero em São Paulo, foi convidado por Roberto Petri para trabalhar na TV Gazeta e na Rádio Gazeta em 1978, durante a Copa do Mundo da Argentina. Era narrador de TV, comentarista da rádio e participava da Mesa Redonda com Roberto PetriMilton Peruzzi, Zé Italiano, Peirão de Castro, Rubens Pecci, Dalmo Pessoa, José Silveira, Geraldo Blota e Sérgio Baklanos.

Formou-se em jornalismo em 1979, em 1980 passou a ser locutor da TV Globo e depois de três anos foi para a TV Bandeirantes, tendo sido o primeiro narrador do "Show do Esporte" na equipe de Luciano do Valle que tinha ainda Juarez Soares, Jota Jr., Elia Jr., Eli Coimbra, Luiz Ceará, Eduardo Savóia, dentre outros.


Em 1986, convidado por Sílvio Santos, foi para o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) para comandar a equipe de esportes que tinha Juca Kfouri como comentarista e Jorge Kajuru como repórter.

Após a Copa do Mundo do México, voltou para a Rede Bandeirantes para cobrir os Jogos Olímpicos de Seul e em seguida passou a chefiar em São Paulo a equipe de esportes da TV Manchete, onde trabalhou com João Saldanha, Paulo Stein, Márcio Guedes, Alberto Léo, Antonio Pétrin, José Carlos Conti e Mariana Godoy.

Em 1992, retornou ao SBT ao lado de Juarez Soares, Orlando Duarte, Silvio Luiz, Luiz Alfredo, Oscar Ulisses, Nivaldo Prieto, Eli Coimbra, Antônio Petrin, entre outros profissionais.

Em 1999 trabalhou na PSN, emissora americana de canal fechado no Brasil e em 2000 teve rápida passagem pela TV Cultura no programa "Cartão Verde", junto com Juarez Soares e Flávio Prado. No mesmo ano começou seus trabalhos na TV Record, como locutor, comentarista e apresentador.

Ficou 7 anos nos programas "Debate Bola" e "Terceiro Tempo" comandados por Milton Neves.

Em agosto de 2007 foi convidado a voltar para a Rede Bandeirantes.


Morte

Osmar de Oliveira morreu na sexta-feira, 11/07/2014, aos 71 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital AC Camargo, de São Paulo, onde o comentarista estava internado após cirurgia para a retirada de um tumor na próstata.

De acordo com informações do site da Band, emissora na qual Osmar de Oliveira trabalhava atualmente, o irmão dele, César de Oliveira, que também é médico, disse que a morte aconteceu às 18:15 hs em decorrência de uma parada cardíaca.

De acordo com o familiar, a parada cardíaca aconteceu após uma complicação de uma hemorragia que aconteceu em um acidente no qual, há um mês, a sonda que ele usava se prendeu e afetou a bexiga.


Um comentário:

  1. Formado em Medicina, este locutor e Comentarista Esportivo foi dos grandes da sua época a se destacar em todos os canais que trabalhou, foi um apaixonado pelo esporte

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!