Cybele

CYBELE RIBEIRO DE SÁ LEITE FREIRE
(74 anos)
Cantora

* Ibirataia, BA (03/05/1940)
+ Rio de Janeiro, RJ (21/08/2014)

Cybele Ribeiro de Sá Leite Freire foi uma cantora brasileira. É irmã das cantoras e compositoras Cyva, Cynara e Cylene, todas do grupo vocal Quarteto em Cy.

Nascida em 03/05/1940 em Ibirataia, na Bahia, Cybele formou o grupo vocal com as irmãs. Originalmente conhecido como As Baianinhas, o grupo começou a cantar junto em 1959.

Em 1963, o quarteto gravou a trilha sonora composta por Pixinguinha e Vinicius de Moraes para o filme "Sol Sobre a Lama", de Alex Viany.

No dia 30/06/1964 o grupo estreou no Rio de Janeiro, no Bottle's Bar, casa do Beco das Garrafas, em Copacabana. O grupo chegou à projeção nacional ao participar do disco de Dorival Caymmi "Caymmi And The Girls From Bahia", de 1964.

Cybele desligou-se do grupo três anos depois e, juntamente com a irmã Cynara, formou a dupla Cynara e Cybele, que se desfez em 1968.

No III Festival Internacional da Canção, interpretando "Sabiá" (Tom Jobim e Chico Buarque), a dupla desbancou Geraldo Vandré e "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores", hino contra a Ditadura Militar. Apesar de uma estrondosa vaia do público pela derrota de Geraldo Vandré, o músico fez um apelo para que "Sabiá" fosse reconhecida por seu valor musical.

Posteriormente, Cybele dublou a voz de Branca de Neve e cantou no filme homônimo de Walt Disney.

Em 1974, gravou um compacto duplo lançado pela gravadora CID, com produção musical de Paulinho Albuquerque e participação do Terra Trio.

Entre 1974 e 1983, Cybele fez parte do Coral da TV Globo.

Em 1980, retomou sua participação no Quarteto em Cy, sendo integrante do grupo até 2013, quando deu lugar à Keyla Fogaça para se dedicar mais à família.

O Quarteto em Cy (Cyva, Cybele, Cynara e Sonya)
Morte

Cybele morreu na tarde de quinta-feira, 21/08/2014, em casa, no Rio de Janeiro. Recuperando-se de uma pneumonia, ela sofreu um desmaio e veio a falecer vítima de uma isquemia pulmonar. O velório ocorreu à partir de 12:00 hs de sexta-feira, 22/08/2014, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Rio de Janeiro e o sepultamento às 14:00 hs.

Um comentário:

  1. Uma das integrante do Quarteto em Cy onde marcou o seu nome ira deixar saudades

    ResponderExcluir

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!