Helena dos Santos

MARIA HELENA DOS SANTOS OLIVEIRA
(83 anos)
Compositora

* Conselheiro Lafaiete, MG (07/01/1922)
+ Rio de Janeiro, RJ (23/10/2005)

Maria Helena dos Santos Oliveira, ou simplesmente Helena dos Santos foi uma compositora brasileira, famosa por suas composições para o cantor Roberto Carlos. Nasceu em Conselheiro Lafaiete, interior de Minas Gerais, no dia 07/01/1922. Foi uma mulher do povo, humilde, humana, que sofreu muito, mas soube transformar seu drama em canções. Seus pais, Francisco dos Santos e Maria Amália dos Santos, jamais poderiam imaginar que Helena dos Santos um dia viesse a ficar famosa, dadas as precárias condições de vida da família.

Ainda criança, assistiu ao falecimento da mãe, passando a viver com a madrasta até os 11 anos de idade. Aos 12, mudou-se com uma irmã e o cunhado para o Rio de Janeiro. Logo, começou a trabalhar em uma fábrica de tecidos, e depois em uma loja de confecções masculinas, na Rua Frei Caneca. Depois de sofrer um acidente, passou quase dois anos sem trabalhar. Recuperada do acidente, empregou-se como doméstica.

Aos 17 anos, Helena dos Santos conheceu um jovem rapaz de Cabo Frio, Lauro Moreira, o qual trabalhara na mesma fábrica que ela. Tornaram-se namorados, e mais tarde se casaram, tendo seis filhos. Doze anos mais tarde, Lauro Moreira acabou falecendo. Na época, ainda grávida do sexto filho, Helena dos Santos viu-se em situação de profundo desamparo financeiro. Começou a lavar roupa para senhoras de Copacabana, e a fazer pequenos trabalhos de costura, atividade que a consumia todos os dias até altas horas da madrugada.

Sem concluir seus estudos, e portanto alheia às convenções gramaticais, Helena dos Santos aprendera a forma da composição e o trabalho com rimas ensinada por seu marido. Nos anos 60, o rock e a Jovem Guarda dominavam o cenário musical juvenil brasileiro, e Helena dos Santos resolveu compôr uma música naquele estilo. Depois de finalizar "Na Lua Não Há", em 1963, a então empregada doméstica iniciou sua batalha para encontrar um artista que quisesse gravar sua canção.

Um dia, ao visitar o programa "Luiz de Carvalho", na Rádio Globo, viu a cantora Rogéria, então em grande sucesso e a mostrou a composição "Na Lua Não Há", que a cantora ouviu e gostou, desculpando-se, contudo, por não ser do estilo dela. Disse então que havia um jovem cantor que talvez se interessasse pela composição. O jovem cantor se chamava Roberto Carlos que ouviu e gostou. Iniciou-se assim uma amizade duradoura entre os dois artistas, que ainda renderia mais dez composições de sucesso, das quais três seriam escritas em parceria com o compositor Edson Ribeiro.


Em 1963, a composição "Na Lua Não Há" foi gravada por Roberto Carlos no LP "Splish Splash" e no ano seguinte, no LP "É Proibido Fumar", ele gravou "Meu Grande Bem".

Em 1965, no LP "Roberto Carlos Canta Para a Juventude", teve gravada a canção "Como é Bom Saber" e no LP "Jovem Guarda", lançado no mesmo ano, teve gravado aquele que foi seu maior sucesso, "Sorrindo Para Mim".

Em 1966, no LP "Roberto Carlos", teve gravada a obra "Esperando Você".

Em 1967, uma reportagem da revista Intervalo assim falou sobre ela:

"Dona Helena dos Santos de Oliveira é uma ex-favelada que 'Betinho' (assim ela chama Roberto Carlos) resolveu chamar para ser sua compositora exclusiva. Com apenas seis músicas de sua autoria - 'Meu Grande Bem', 'Como é Bom Saber', 'Sorrindo Para Mim', 'Esperando Por Você', 'Fiquei Tão Triste' e 'Na Lua Não Há' - a vida dela já mudou muito. Ela comprou um apartamento na Gávea, móveis modernos e entrou num consórcio de automóveis. Os filhos estão todos no colégio."

Em 1968, obteve novo grande sucesso com a canção "Nem Mesmo Você" gravada por Roberto Carlos no LP "O Inimitável". No ano seguinte teve gravada pelo mesmo cantor a música "Do Outro Lado da Cidade".

Em 1970, teve a primeira de suas músicas gravadas por Roberto Carlos na qual não fez sozinha a letra e a música, dividindo a parceria de "O Astronauta" com Edson Ribeiro. Lançou um livro intitulado "O Rei e Eu", em que conta detalhes de sua relação com Roberto Carlos, do qual era também uma querida confidente.

Em 1972, fez com Edson Ribeiro a música "Agora Eu Sei", a segunda dessa parceria gravada por Roberto Carlos.

Em 1982, teve gravada por Roberto Carlos a música "Recordações", parceria com Edson Ribeiro.

Com o dinheiro adquirido com os direitos autorais de suas composições, Helena mudou-se com os filhos para um apartamento no Horto Florestal, tendo morado também em Bangu.

Helena dos Santos faleceu em 23/10/2005, no Hospital da Força Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, sendo sepultada no Cemitério São João Batista.

Composições

  • 1965 - Na Lua Não Há
  • 1964 - Meu Grande Bem
  • 1965 - Como é Bom Saber
  • 1965 - Sorrindo Para Mim
  • 1966 - Esperando Você
  • 1967 - Fiquei Tão Triste
  • 1968 - Nem Mesmo Você
  • 1969 - Do Outro Lado da Cidade
  • 1970 - O Astronauta (Parceria com Edson Ribeiro)
  • 1972 - Agora Eu Sei (Parceria com Edson Ribeiro)
  • 1982 - Recordações (Parceria com Edson Ribeiro)


Indicação: Miguel Sampaio

3 comentários:

  1. A Compositora Negra do Rei que o conheceu muito antes da fama na Radio Globo do Rio no Programa do Luiz de Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. Uma mulher de fibra e trabalhadora foi abençoada pela sua dignidade. Helena dos Santos.

    ResponderExcluir
  3. NÃO SABIA QUE ELA ERA MINEIRA COMO EU.E CURIOSAMENTE SEMPRE GOSTEI DE TODAS AS COMPOSIÇÕES DELA, ENTRE OS GRANDES SUCESSOS QUE O REI GRAVOU. QUE DEUS A TENHA!

    ResponderExcluir