Bita do Barão

WILSON NONATO DE SOUZA
(86 anos)
Umbandista

☼ Codó, MA (10/07/1932)
┼ Teresina, PI (18/04/2019)

Wilson Nonato de Souza, mais conhecido por Bita do Barão, foi um umbandista nascido no povoado Santo Antônio dos Pretos, na zona rural de Codó, MA, no dia 10/07/1932. Bita do Barão é considerado um dos grandes líderes umbandistas do Brasil.

Na infância, Wilson Nonato era muito agitado, então ganhou dos pais o apelido de Bita que, na linguagem da cidade, quer dizer "bode". Já a alcunha de Barão faz referência ao Barão de Guaré, que é a entidade que o pai de santo incorporava.

A descoberta de Bita do Barão como médium deu-se ainda na juventude, quando, incorporando Barão de Guaré, conseguiu desvendar o roubo de uma arma na cidade, dizendo o local e quem havia roubado o objeto.

Nascido em uma família pobre do povoado de São Antônio dos Pretos, onde se dançava o Terecô nas matas, por causa da repressão policial, a trajetória de Bita do Barão na religião afro-brasileira é regada a muitos mistérios. A fama, além da dedicação aos cultos, deve-se às amizades com nomes influentes da política brasileira.


Em Codó, município de cerca de 110 mil habitantes que fica distante pouco mais de 290 quilômetros de São Luís, MA, existe uma vertente regional da umbanda, o Terecô. O ritual possui um conceito de "encantamento". Segundo o ensinamento, as pessoas não morrem. Tornam-se almas vagantes que podem ser invocadas quando necessário. Estima-se que a cidade possua mais de 300 terreiros de Terecô.

A cidade mais umbandista do país, conhecida como a meca da feitiçaria, tinha um dos pais de santo mais prestigiados do Brasil, o Bita do Barão.

Dentre as diversas histórias, conta a lenda que os tambores soaram dia e noite, por sete dias, nos idos de 1985, quando Tancredo Neves morreu e deixou a presidência da República ao então vice, José Sarney. Recentemente, boatos também indicam que semanas antes da votação do impeachment que derrubou Dilma Rousseff do poder, Michel Temer fez uma visita ao babalorixá. Outro que também já teria se consultado com Bita do Barão seria o ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Bita do Barão com a filha Janaína e José Sarney, em visita a Brasília.
O Bita do Barão não revelava sua idade. De acordo com as diretrizes do Terecô, quanto mais velho o pai de santo, menos poderes ele mantém. Por isso a negativa. Mas na época acreditava-se que Bita do Barão tinha mais de 100 anos.

Poderoso todos os anos, no mês agosto, a cidade de Codó para durante uma semana inteira para celebrar o Festejo da Tenda Espírita em que Bita do Barão era mestre. Na ocasião, os 500 filhos e filhas de santo que o seguiam dançavam em louvação. Havia distribuição de brinquedos a crianças e banquete à vontade.

Com uma vida cercada de mistérios e muito marketing, Bita do Barão, em entrevista de 2014 a Globo News, arrematou: "A umbanda é uma religião que está crescendo. Mudou muito. Graças a Deus!".

Bita do Barão conduzia a Tenda Espirita de Umbanda Rainha de Iemanjá Palácio de Iansã, na cidade de Codó, no Maranhão. 

Morte

Wilson Nonato de Sousa, conhecido como o famoso pai de santo Bita do Barão, no início da tarde de quinta-feira, 18/04/2019, aos 86 anos, após cinco dias internado no Hospital São Paulo, em Teresina, PI, devido a uma infecção pulmonar, que se agravou para um problema renal e de pressão alta.

Bita do Barão sofria de vários problemas de saúde quando foi internado em Teresina, PI, chegando a ficar na UTI em coma.

A informação do óbito foi confirmado por sua filha, JanaínaBita do Barão sofria com problemas renais, respirava com a ajuda de aparelhos e seu único rim estava parado. 

O velório aconteceu na Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá, criado por ele, no bairro Santa Filomena, em Codó, a 290 km de São Luís, MA. Orações e rituais da umbanda foram realizados durante todo velório.

Acompanhado por uma multidão, o corpo de Bita do Barão foi levado em cortejo pelas ruas de Codó e sepultado por volta das 18h30 de sábado, 20/04/2019, no Cemitério Central. Antes, um ritual conhecido como "Tambor de Choro" foi realizado pelos filhos de santo de Bita do Barão.

Entidades, políticos e órgãos governamentais emitiram notas de pesar sobre o falecimento de Bita do Barão. Famoso, ele gozava de prestígio principalmente na classe política e artística. A Federação de Umbanda e Culto Afro-Brasileiro do Maranhão (FUCABMA) afirmou que Bita do Barão teve uma esplendorosa trajetória espiritual no plano terrestre. Por fim, a nota assinada pelo presidente Biné Gomes, expressou grande honra pela oportunidade de aprendizado junto com o pai de santo.

O governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), lamentou o falecimento do religioso e se solidarizou com a comunidade umbandista, a família de Bita do Barão e com as lideranças religiosas dos cultos afros.

Pastor Washington Luis
Profecia

Após a morte de Bita do Barão, um vídeo, gravado três dias antes, viralizou na internet. Trata-se de uma profecia sobre sua morte:
"O maior bruxo do Maranhão vai cair, o Senhor me disse. Dei muitas oportunidades para que ele reconhecesse que Eu sou Deus e ele não quis! Aquela nuvem vai sugar ele do Maranhão e logo logo você vai estar vendo em tudo é jornal e dizendo: Eu estava naquele culto aonde a nuvenzinha trabalhou"
(Pastor Washington Luiz - Assembleia de Deus Comadesma - Araguaína, TO)

O pastor Washington Luiz é bastante conhecido no Brasil por profetizar a queda do Governo do PT, a queda de um avião no Brasil e a morte do prefeito de Tucuruí, PA.

O pastor confirmou a mensagem e disse que a recebeu de Deus durante um evento realizado em Chapadinha nos dias 15 e 16 de abril. Bita do Barão faleceu no dia 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!