Rui Chapéu

JOSÉ RUI DE MATTOS AMORIM
(79 anos)
Jogador de Sinuca

☼ Itabuna, BA (21/03/1940)
┼ São Paulo, SP (29/02/2020)

José Rui de Mattos Amorim, mais conhecido como Rui Chapéu, foi um jogador de sinuca, considerado o maior nome da sinuca no Brasil, nascido em Itabuna, BA, no dia 21/03/1940.

Seu apelido deve-se ao fato de sempre aparecer em público com um pequeno chapéu branco - uma espécie de boina - feito sob medida, encomendado de um alfaiate para que ficasse da maneira que gostava.

No fim da década de 1970 Rui largou a profissão de caminhoneiro e passou a viver de seu verdadeiro talento, a sinuca, cruzando o Brasil em apresentações.


Entre 1984 e 1992, Rui Chapéu desafiava jogadores de sinuca na TV Bandeirantes, em jogos transmitidos aos domingos no programa Show do Esporte, apresentado por Luciano do Valle, sendo considerado, por isso, o responsável por mudar a imagem deste esporte no país, antes visto como exclusivo de malandros e vagabundos.

Após bater os doze melhores jogadores do país, Rui Chapéu ganhou um contrato e permaneceu no ar por oito anos.

Seu maior feito foi vencer o inglês Steve Davis, então campeão mundial de sinuca, em 1986 e em 1987.

Em 2019, ele foi um dos "masters" do programa Tá Brincando, da TV Globo.

Segundo a revista Isto É, Rui Chapéu foi incluído e relacionado entre os 1.000 maiores esportistas do século XX.

Morte

Rui Chapéu faleceu na madrugada de sábado, 29/02/2020, aos 79 anos, em São Paulo, SP. Ele passou mal no apartamento de sua filha por volta de 1h00 e foi levado para o hospital, onde foi constatada a presença de água no pulmão. Mais tarde, aproximadamente às 4h00, teve um infarto fulminante e faleceu.

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #RuiChapeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!