Benjamim Sodré

BENJAMIN DE ALMEIDA SODRÉ
(89 anos)
Jogador de Futebol, Almirante de Esquadra e Escoteiro

* Messejana, CE (10/04/1892)
+ Rio de Janeiro, RJ (01/02/1982)

Ficou conhecido como Mimi Sodré. Campeão em 1910 e 1912, pelo Botafogo. Em 1912, também foi artilheiro do certame, com 12 gols.

Filho de Lauro de Almeida Sodré e que mais tarde se tornaria um personagem muito importante na história do escotismo brasileiro. Curiosamente, Benjamin Sodré, que mais tarde seria conhecido pelos escoteiros como O Velho Lobo, teve em sua vida muitas passagens e características semelhantes às de Robert Baden-Powell.

Ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro e depois de terminar seus estudos secundários prestou concurso para admissão na Escola Naval sendo aprovado em primeiro lugar. Fez brilhante carreira na Marinha, sobrevivendo ao naufrágio do Rebocador Guarani em 1913 e chefiando a Comissão Naval Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Tornou-se almirante em 1954.

O Velho Lobo, assim como o fundador Robert Baden-Powell, tinha uma série de talentos e interesses diferentes. Foi professor de astronomia, navegação e história da Escola Naval, publicou diversos trabalhos, foi maçom e sobretudo um excelente jogador de futebol, ponta esquerda do time do America, Botafogo e da Seleção Brasileira entre 1910 e 1916.

Desde que entrou em contato com o Movimento Escoteiro tornou-se um grande seguidor dos ideais de Robert Baden-Powell, participando da fundação e organização dos Escoteiros do Mar, o primeiro grupo escoteiro de Belém, PA, a Federação de Escoteiros Paranaenses, entre outros. Escreveu o "Guia do Escoteiro" de 1925, uma das mais importantes obras do escotismo brasileiro.

Os escoteiros do Brasil nesse período, eram divididos em diversas federações e não constituíam uma unidade central. Desta forma, O Velho Lobo teve papel fundamental na idealização e criação da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), reunindo as quatro primeiras federações: Federação de Escoteiros Católicos do Brasil, Federação Brasileira de Escoteiros do Mar, Federação dos Escoteiros do Brasil e Federação Fluminense de Escoteiros.

Foi honrado com uma série de títulos, entre eles o de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro e outros Estados, e medalhas de mérito, presidindo a Ordem do Tapir de Prata, a mais alta condecoração do escotismo brasileiro.

Faleceu em 01/02/1982, pouco mais de dois meses antes de completar 90 anos. Atualmente vários grupos escoteiros, ruas e espaços municipais levam o nome de Almirante Benjamin Sodré, em sua homenagem.

Os escoteiros do Brasil que completam 50 anos de bons serviços para a instituição são reconhecidos com a Medalha Velho Lobo, em referência e homenagem a Benjamim Sodré.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário