Eduardo Rabello

FRANCISCO EDUARDO RABELLO
(63 anos)
Médico e Professor

☼ Barra Mansa, RJ (22/09/1876)
┼ Rio de Janeiro, RJ (08/08/1940)

Eduardo Rabello foi um médico dermatologista e professor brasileiro nascido em Barra Mansa, RJ, no dia 22/09/1876. Ele foi um dos pioneiros da dermatologia brasileira.

Seu nome batiza o Hospital Estadual Eduardo Rabello em Senador Vasconcelos, RJ, referência estadual em atendimento em geriatria.

Eduardo Rabello era filho de Eduardo Rabello e de Maria Teodora dos Reis Rabello. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro com a tese "Hematologia na Ancilostomíase" (1903).

Inspetor de profilaxia da lepra e doenças venéreas do Departamento Nacional de Saúde Pública. Fundador da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 1912, e presidiu esta sociedade 1925/1940.

Especializou-se em radiologia e fundou no Rio de Janeiro o Instituto do Rádio da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1914, instituição pioneira na radioterapia brasileira.

Professor da cadeira de dermatologia e sifiligrafia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Foi sócio fundador e diretor da Fundação Gaffrée Guinle em 1923.

Foi membro titular da Academia Nacional de Medicina em 1917. Foi sócio fundador da Sociedade Brasileira de Radiologia em 1929 e foi cavaleiro da Ordre National de la Légion d'Honneur (Ordem Nacional da Legião de Honra).

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!