Percy Aires

PERCY AIRES LOESH
(60 anos)
Ator

* São Paulo, SP (28/01/1932)
+ São Paulo, SP (03/09/1992)

Percy Aires começou sua carreira artística no rádio em 1952, tendo estreado na TV Tupi em seguida e posteriormente contratado pela Rede Globo. Em 1957, atuava no TV de Vanguarda que, entre outros, apresentou Doze Homens Furiosos, uma adaptação de Walter George Durst.

Em sua passagem pela TV Record na década de 70, participou da novela O Espantalho, de Ivani Ribeiro, ao lado de Jardel Filho e Nathalia Thimberg.

No cinema, atuou em O Santo Milagroso em 1966, ao lado de Dionísio Azevedo e Leonardo Vilar.

Em 1988, participou de dois filmes do grupo humorístico Os Trapalhões: Os Heróis Trapalhões e Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva.

Era pai de Patrícia Aires, que ficou conhecida em 1968 por sua atuação na novela A Pequena Orfã, um dos maiores sucessos do gênero e que também virou filme estrelado pela própria atriz.

Em sua passagem pelo TV de Comédia, na TV Tupi, onde encenou ao vivo a peça Os Maridos Atacam de Madrugada, em 1959, Percy foi vítima de um incidente curioso: numa das cenas, o ator aparecia sentado numa cadeira com a atriz Carmen Marinho no colo. Ela levantou-se e tornou a sentar e, nesse movimento, o pé da cadeira dobrou, levando Percy ao chão com os cinquenta e poucos quilos de Carmen sobre ele. Diante das câmeras, que registraram o flagrante, Percy não se deu por embaraçado e exclamou: "Nesta casa tudo acontece!"

Participou de mais de 40 telenovelas, tendo se destacado em Brega e Chique, onde fazia o papel do marido autoritário da personagem interpretada por Neuza Amaral, numa vaga alusão ao estilo do presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, e em Roda de Fogo, ambas da TV Globo.

O ator faleceu aos 60 anos, vitimado por uma hemorragia interna provocada por problemas no estômago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário