Joelmir Beting

JOELMIR JOSÉ BETING
(75 anos)
Jornalista e Sociólogo

* Tambaú, SP (21/12/1936)
+ São Paulo, SP (29/11/2012)

Nascido em Tambaú, interior de São Paulo, começou a trabalhar nas plantações da propriedade de sua família aos sete anos. "A minha origem é, de certa forma, de boia-fria", lembraria o jornalista em entrevista à revista Imprensa em julho de 2012. Depois de ser coroinha na igreja da cidade, o padre Donizetti Tavares de Lima arrumou-lhe o primeiro emprego, na rádio de Tambaú, aos quinze anos.

Carreira

Em 1957, aos dezenove anos de idade, Joelmir Beting foi para São Paulo onde estudou Sociologia na Universidade de São Paulo, na mesma turma de nomes como Ruth Cardoso e Francisco Weffort.

Ainda em 1957, durante o período universitário, iniciou sua carreira jornalística, como repórter esportivo nos jornais O Esporte e Diário Popular. Deixou a área esportiva dois anos depois, quando deixou sua paixão pelo Palmeiras falar mais alto na transmissão de um Derby Paulista pela Rádio Panamericana e quase foi agredido pela torcida corintiana.

Foi contratado em 1966 pela Folha de São Paulo para lançar a editoria de "Automóveis", fruto da repercussão de sua tese do curso de Sociologia, "Adaptação da mão de obra nordestina na indústria automobilística de São Paulo", que fora publicada pelo Diário Popular na íntegra. Dois anos depois lançou a editoria de "Economia" do mesmo jornal, lançando uma coluna diária a partir de 1970. A coluna tornou-se célebre por desmistificar a economia numa época de inflação astronômica e reiteradas medidas desastradas do governo. É de lá que nasceram alguns dos bordões de Joelmir Beting, como "Quem não deve não tem" e "Na prática, a teoria é outra".

Paralelamente à coluna na Folha de São Paulo, que transferiu para O Estado de São Paulo em 1991, Joelmir Beting passou, ainda em 1970, a participar de programas de rádio, na Jovem Pan, e de televisão, na TV Record, e com participações nos telejornais da TV Globo, onde permaneceu entre agosto de 1985 e julho de 2003, onde se tornaria conhecido do grande público.

O início na TV foi em 1970, com o programa "Multiplicação do Dinheiro", que funcionava como uma mesa-redonda sobre assuntos econômicos, com participação dos economistas Eduardo Suplicy e Miguel Colassuono. Em 1974 foi contratado pela TV Bandeirantes, onde ficaria até a sua estreia na TV Globo. Na TV Bandeirantes, ancorou o "Jornal Bandeirantes", ao lado de Ferreira Martins, além de fazer comentários de economia e reportagens especiais.

O mesmo aconteceu na Rádio Bandeirantes, onde fazia um comentário diário no programa "O Trabuco", de Vicente Leporace. Com a morte deste, em abril de 1978, juntou-se a José Paulo de Andrade e Salomão Ésper para apresentar o Jornal Gente, criado no dia seguinte ao acontecido. O trio voltaria a reunir-se em 2003, quando Joelmir Beting foi novamente contratado pela Bandeirantes. Entre os anos 1980 e 1990 foi também comentarista das rádios Excelsior e CBN. No início do canal por assinatura Globonews, em 1996, foi um dos apresentadores do programa "Espaço Aberto".

Alguns de seus mais célebres trabalhos na TV são o primeiro debate entre candidatos a eleições, na TV Bandeirantes, e a entrevista com os membros da equipe econômica de Fernando Collor em março de 1990, quando Zélia Cardoso de Mello e Ibrahim Eris, entre outros, foram surpreendidos por Joelmir Beting, Lilian Witte Fibe e Paulo Henrique Amorim, então especialistas em economia da emissora. Quando Paulo Henrique Amorim detalhou uma das principais medidas do Plano Collor, o confisco, Joelmir Beting teve uma curiosa reação, como descrita pela revista Imprensa:

"Encarando a câmera, (ele) arregalou os olhos e escancarou a boca, como se informasse, bem didaticamente, a reação apropriada para a medida: espanto."

A imagem seria usada pelo Jornal do Brasil no dia seguinte, sob a manchete "A Cara da Nação".

Exerceu a função de editor e comentarista econômico do Jornal da Band, apresentado por Ricardo Boechat, participou do Jornal Gente e do Jornal Três Tempos, da Rádio Bandeirantes, e participou do programa esportivo Beting&Beting com seu filho Mauro e seu sobrinho Erich, no canal fechado BandSports, além de fazer comentários para o Primeiro Jornal e o Jornal da Noite, na Bandeirantes, e para o canal de notícias BandNews. Joelmir Beting também apresentou o "Canal Livre", programa que trata dos principais assuntos atuais, exibido aos domingos.

O Caso Bradesco

O jornalista foi centro de uma polêmica em 2003 ao aceitar convite do Bradesco para participar de uma campanha publicitária. Os jornais onde ele mantinha coluna, O Estado de São Paulo e O Globo, consideraram a prática incompatível com o exercício de jornalista e suspenderam a publicação de sua coluna diária.

Em 4 de dezembro Joelmir Beting publicou um artigo intitulado "Posso Falar?", em que deu explicações acerca do episódio. Joelmir Beting alegou que o produto que vendia aos jornais era "um produto isolado, tido como de boa qualidade e isento". No mesmo texto, afirmou também que "o jornalismo não deveria se envergonhar da publicidade". Na entrevista à Imprensa em julho de 2012 Joelmir Beting disse que já tinha comunicado à época que iria deixar de escrever as colunas nos jornais, por estar "sobrecarregado". Teria sido apenas depois de essa notícia se espalhar pelo mercado que surgiu o convite do Bradesco. "Os jornais já sabiam que a coluna ia parar, assim como já sabiam que eu não fazia mais televisão", explicou. A coluna seguiria sendo distribuída pela Agência Estado para cerca de trinta jornais até janeiro de 2004, quando resolveu suspendê-la depois de 34 anos.

Desde o episódio até a sua morte, Joelmir Beting se dedicou prioritariamente ao rádio e à TV, além de sua agenda de palestrante e debatedor de assuntos macroeconômicos.

Joelmir Beting ao lado do filho Mauro (Foto: Paulo Bareta)
Morte

Joelmir Beting morreu  no início da madrugada de quinta-feira (29/11/2012) em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 22 de outubro no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e, no domingo (25/11/2012), sofreu um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVE). Na quarta-feira (28/11/2012), o hospital Albert Einstein informou que o jornalista estava em coma irreversível.

Joelmir Beting tinha dois filhos, Gianfranco, publicitário e especialista em aviação, e Mauro, jornalista e comentarista esportivo da Rede Bandeirantes.

O corpo de Joelmir Beting será velado a partir das 8:00 hs, no Cemitério do Morumbi, na Zona Sul. O velório vai ser aberto ao público. A cremação ocorrerá no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, às 16:00 hs, numa cerimônia restrita à família.

Fonte: Wikipédia e G1
Indicação: Fada Veras

3 comentários:

  1. EX BOIA FRIA E COROINHA PALMEIRENSE DO CORAÇÃO TRABALHOU
    NAS GRANDES RADIOS E TVS DE SP. VAI DEIXAR SAUDADES COM
    SEUS COMENTARIOS ECONOMICOS.

    ResponderExcluir