Almir Pernambuquinho


ALMIR MORAIS DE ALBUQUERQUE
(35 anos)
Jogador de Futebol

* Recife, PE (28/10/1937)
+ Rio de Janeiro, RJ (06/02/1973)

Almir Morais de Albuquerque, ou Almir Pernambuquinho foi um futebolista brasileiro. Foi campeão mundial interclubes de 1963 pelo Santos Futebol Clube. Jogou a final contra o Milan no Maracanã substituindo Pelé que estava machucado e sofreu o pênalti convertido pelo zagueiro Dalmo que acabou sendo o único gol da partida e que deu a vitória ao clube praiano.

Almir Pernambuquinho começou no Sport Recife em 1956 e logo transferiu-se para o Clube de Regatas Vasco da Gama, juntando-se a outros conterrâneos já famosos como o centro-avante Vavá. Atacante hábil e de muita disposição em campo, ganhou títulos e foi convocado para a Seleção Brasileira mas desistiu de uma das chamadas para excursionar com o clube carioca e isso o deixou "marcado" e sem chances de ir para a Copa do Mundo de 1958.

Com a fama de encrenqueiro, aceitou mudar para São Paulo, quando foi chamado de "Pelé branco" durante a transferência para o Corinthians em 1960. A passagem nesse clube foi rápida e Almir Pernambuquinho saiu do Brasil para jogar pelo Boca Junior, passando depois por vários outros clubes.

Sendo um jogador de personalidade forte e explosiva, com justa fama de encrenqueiro, Almir Pernambuquinho protagonizou algumas das maiores polêmicas do futebol de sua época. Envolveu-se em diversas brigas, normalmente provocadas por ele mesmo. Entre essas brigas, destacam-se uma batalha campal entre os jogadores do Brasil e do Uruguai em partida realizada em 1959 entre as seleções dos dois países e, principalmente, a briga provocada por ele na final do Campeonato Carioca de 1966.

Naquele ano, Almir Pernambuquinho atuava pelo Flamengo e, aos 26 minutos do segundo tempo, o Bangu vencia por 3 a 0 quando Almir partiu para cima dos adversários com o objetivo de impedir que a goleada fosse ainda maior e, principalmente, que os jogadores do Bangu dessem a volta olímpica ao final da partida. Armada a briga, o juiz acabou expulsando cinco jogadores do Flamengo e quatro do Bangu, tendo de encerrar a partida. O fato é que o Bangu realmente não deu a volta olímpica na conquista do seu segundo título carioca.


Morte

Almir Pernambuquinho foi assassinado em fevereiro de 1973 por um grupo de portugueses, no bar Rio-Jerez, em frente à Galeria Alaska, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Almir, com 35 anos, "catimbeiro, valente e brigão", envolveu-se numa discussão e acabou morto a tiro ao intervir em uma situação onde seus assassinos estavam mexendo com travestis. Os portugueses mexeram com alguns travestis e Almir interveio, peitou a turma, saiu pro braço. Um dos portugueses sacou o revólver e, como um amigo do jogador também estava armado, o tiroteio rolou solto no calçadão da Avenida Atlântica.

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. FOI UM GRANDE JOGADOR PENA QUE ERA TEMPERAMENTAL NO MUNDIAL DE CLUBES 1963 - FOI GRANDE HEROI DO SANTOS
    APOS O PRIMEIRO TEMPO ACABAR DE 2 X 0 EM FAVOR DO
    MILAN ELE COM SUA RAÇA GARANTIU A VIRADA E A NEGRA
    DO TITULO. NA VIRADA 4 X 2 PARA O SANTOS NUM SABADO
    COM 150 MIL PAGANTES NO MARACANA E NA NEGRA 1 X 0
    GOL DE PENALTI DO DALMO PENALTI SOFRIDO NELE.
    FOI UM JOGOS MAIS ELETRIZANTES DA MINHA VIDA OUVIDO
    NUM RADINHO DE PILHA.

    ResponderExcluir
  2. Isso é que o valentões ganham...uma hora mexem com o cara errado e a azeitona entra sem dó

    ResponderExcluir