Jane Batista

JANE BATISTA
(87 anos)
Atriz, Apresentadora, Jornalista e Escritora

* São Paulo, SP (21/07/1927)
+ São Paulo, SP (04/09/2014)

Túlia Quilici, mais conhecida como Jane Batista foi uma atriz brasileira nascida em 21/07/1927, na capital paulista.

Aos 16 anos, foi secretária do ministro Cândido Motta Filho, do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), tendo sido essa sua primeira profissão.

Começou na área artística como radioatriz, e nessa função esteve nas emissoras Cruzeiro do Sul, Rádio  América e  Rádio  São Paulo. Anos depois passou para a televisão.

Jane Batista já se apresentou pronta na televisão de São Paulo, na TV Paulista,  em 1951.  Essa foi a segunda emissora a ser inaugurada em São Paulo, e que mais tarde se transformou na TV Globo, e depois em Rede Globo de Televisão. A moça loira e bonita foi a primeira garota propaganda da TV Paulista.  Foi também o primeiro rosto a aparecer na tela da emissora. Além de charmosa, Jane Batista também foi sempre muito inteligente.

Além de atriz, formou-se em jornalismo, e passou à apresentadora dos mais variados programas. Transferiu-se então para a TV Tupi de São Paulo, onde permaneceu por várias décadas.

Jane Batista, por seu desembaraço, foi indicada para participar das inaugurações de várias Emissoras Associadas: TV Curitiba, TV Brasília TV Ribeirão Preto. Houve uma época em que ela, além de fazer televisão, passou a organizar eventos e a apresentar desfiles de modas, tornando-se assim uma especialista no assunto.

Dedicou-se, por fim, ao jornalismo e à literatura. Fez muitas reportagens e entrevistas, tanto na área artística, quanto na política, escrevendo em jornais de alta circulação. Escreveu para o Grupo 1 de Jornais e na Gazeta de Pinheiros. Além disso foi assessora de imprensa junto a políticos e empresários. Foi também membro efetivo da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), onde era vice-presidente. Teve participações em antologias publicadas pela AJEB. Essas antologias foram publicadas pela entidade, com destaque na Bienal de São Paulo.

Trabalhou também em teatro, com o ator Armando Bógus, na peça "O Ovo"

Jane Batista e Paulo Goulart (Helena, 1952)
Carreira
  • 1952 - Casa De Pensão
  • 1952 - Helena
  • 1954 - Chamas No Cafezal
  • 1955 - Carnaval Em Lá Maior ... Loura
  • 1956 - A Pensão de D. Estela
  • 1962 - O Vigilante Rodoviário
  • 1970 - Marcado Para o Perigo


Indicação: Miguel Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!