Tomás Coelho

TOMÁS JOSÉ COELHO DE ALMEIDA
(56 anos)
Proprietário Rural, Magistrado e Político

☼ Campos dos Goytacazes, RJ (27/12/1838)
┼ Rio de Janeiro, RJ (20/09/1895)

Tomás José Coelho de Almeida foi um proprietário rural, magistrado e político, nascido em Campos dos Goytacazes, RJ, no dia 27/12/1838.

Tomás Coelho era sogro do acadêmico Alberto de Faria, autor da biografia do Visconde de Mauá, e avô do escritor e acadêmico Otávio de Faria. Alberto de Faria, genro de Tomás Coelho, foi sogro dos escritores Afrânio Peixoto e Alceu Amoroso Lima.

Tomás Coelho formou-se em Direito, em São Paulo, advogando depois na terra natal.

Tomás Coelho é considerado também criador do Colégio Militar do Rio de Janeiro. O Colégio Militar foi criado pelo Decreto nº 10.202, de 09/03/1889, tendo sido inaugurado em 06/05/1889.

Seu primeiro diretor foi o coronel Antônio Vicente Ribeiro Guimarães que com a respectiva congregação traçou o plano de organização , que em pouco tempo deu renome ao colégio.


Foi a seus pés, enquanto ministro da Guerra do Império do Brasil, quando em visita à Escola Militar da Praia Vermelha, que o então jovem cadete Euclides da Cunha, contagiado pelo ideal republicano, atirou o espadim, que não conseguira quebrar, episódio que culminou com a expulsão do cadete daquela instituição em dezembro de 1888.

Tomás Coelho foi vereador, deputado provincial, deputado geral, ministro da Marinha, ministro da Guerra, senador, de 1887 a 1889, e conselheiro do Império do Brasil.

Membro do Partido Conservador, o conselheiro Tomás Coelho manteve influência politica na cidade de Campos dos Goytacazes através do Barão de Miracema.

Tomás Coelho faleceu em 20/09/1895 aos 56 anos, no Rio de Janeiro, RJ, onde exercia a presidência do Banco do Brasil.

Fonte: Wikipédia
Indicação: Miguel Sampaio

2 comentários:

  1. O idealizador do primeiro Colegio Militar do Brasil no Rio de Janeiro sua obra esta la ate os dias hoje para o desespero dos esquerdopatas. Obrigado pelo resgate a memoria deste grande brasileiro que os malditos tem odio de admitir.

    ResponderExcluir
  2. No Rio de Janeiro bairro em sua homenagem com estação ferroviaria como tambem do Metro.

    ResponderExcluir