Rodrigo Netto

RODRIGO DA SILVA NETTO
(29 anos)
Guitarrista e Compositor

* Rio de Janeiro, RJ (05/05/1977)
+ Rio de Janeiro, RJ (04/06/2006)

Mais conhecido como Rodrigo Netto ou Nettinho, foi um guitarrista membro da banda Detonautas.

Detonautas

A história do Detonautas Roque Clube se mistura com o início da febre da internet no Brasil. Em 1997, Tico Santa Cruz apareceu em uma sala de bate-papo perguntando se alguém ali tocava algum instrumento. Eduardo Simão, que também frequentava a sala, respondeu e passou a ser conhecido por seu nick das salas de bate-papo: Tchello. Tico Santa Cruz morava em Copacabana, Rio de Janeiro, e o mineiro Eduardo Simão administrava uma pousada em Ilhéus, Bahia.

Após o encontro dos dois precursores no Rio de Janeiro, a banda passou por várias formações, até que mais integrantes fossem recrutados através da internet. O fato de como a banda foi formada repercutiu no seu nome: Detonautas = Detonadores + Internautas.

Graças à insistência principalmente de Tico Santa Cruz e à providencial ajuda de seu amigo, Gabriel, o Pensador, os Detonautas foram conseguindo seu espaço, primeiro nas rádios e depois amadurecendo na estrada, mesclando apresentações em locais de boa estrutura (a banda já chegou a abrir o show do Red Hot Chili Peppers para 50.000 pessoas no Pacaembu lotado) e em outros nem tanto, mas que serviram para dar cancha e experiência.

Depois de muita batalha, que incluiu a famosa peregrinação com a demo embaixo do braço, finalmente a chance: após muitas idas e vindas, a Warner Music Brasil contratou a banda, remixou e lançou o álbum, que embalado com os singles Outro Lugar e Quando O Sol Se For, foi um grande sucesso nacional.

Os Detonautas são muito conhecidos pelos telespectadores do MTV Rockgol, o campeonato de músicos. Foram considerados bons jogadores, com um 3º lugar em 2003 (no qual Tico Santa Cruz foi artilheiro). Os apresentadores Paulo Bonfá e Marco Bianchi, apelidaram quase todos os jogadores, como Coala (Tico Santa Cruz), Motoserra (Tchello), Crina (Renato Rocha), Brasil-sil-sil (Fábio Brasil), O Neto do Rodrigo (Rodrigo Netto), além do famoso DJ Clééééston, veterano considerado pela dupla o maior craque do campeonato.

Morte

Uma tragédia marca a trajetória da banda em 04/06/2006. Aos 29 anos o guitarrista Rodrigo Netto foi assasinado ao passar com seu carro numa das mais importantes avenidas do Rio de Janeiro. Os bandidos queriam seu carro. Rodrigo não reagiu ao assalto, pois nem viu os assaltantes, levou um tiro no peito e faleceu no local. No carro estavam sua avó e seu irmão Rafael da Silva Netto que também foi atingido por 2 tiros, sem gravidade.

Segundo investigações da Policia Militar a ordem para o roubo do veículo partiu de traficantes de um morro próximo, entre os assaltantes estava um menor de idade autor dos disparos contra o carro.

Os integrantes tentam superar a dor da perda lembrando dos momentos bons e registrando isso em seus corpos. Tchello, o baixista da banda tatuou em suas costas uma imagem do rosto de Rodrigo Netto como uma forma de homenagear o amigo que teve ao longo de 16 anos e Tico Santa Cruz tatuou na costela a assinatura do amigo.

Na época, os Detonautas iam fazer shows nos dias 5, 6 e 7 de Junho, mas foi adiado por motivo de luto.

Um dos acusados do assassinato foi morto em 24/02/2010, em um tiroteio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!