José Ermírio de Morais

JOSÉ ERMÍRIO DE MORAIS
(83 anos)
Empresário, Engenheiro e Político

* Nazaré da Mata, PE (21/01/1890)
+ São Paulo, SP (09/08/1973)

José Ermírio de Morais foi um empresário, engenheiro e político brasileiro. Foi senador da República de 1963 a 1971.

Filho de família de fazendeiros do Nordeste, estudou engenharia nos Estados Unidos. Voltando ao Brasil, foi trabalhar em uma fábrica de tecidos no interior de São Paulo, casando depois com a filha do dono. Posteriormente comprou as ações desta empresa e assumiu o seu controle.

Sob sua administração o negócio cresceu e diversificou-se tornando-se o que é hoje o Grupo Votorantim. Já como um dos maiores empresários do Brasil elegeu-se senador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Fundador e diretor da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (FIESP), comandou mais de 40 empresas em vários estados brasileiros e foi diretor-presidente do Grupo Votorantim.

Foi ministro da agricultura durante o governo João Goulart em 1963, ocupando o cargo durante seis meses.


Em 1962, elegeu-se senador por Pernambuco, na chapa de Miguel Arraes (governador), Paulo Guerra (vice-governador) e Barbosa Lima Sobrinho que disputou mas perdeu a outra vaga ao Senado.

Nessa época, deu apoio financeiro para a criação, no Recife, do jornal Última Hora Nordeste, que começou a circular a 18/06/1962 com o objetivo de fortalecer as forças nacionalistas e foi o único jornal pernambucano a se posicionar contra o golpe militar que acabaria depondo o presidente João Goulart.

No senado, presidiu as comissões de Ajustes Internacionais e Legislação, sobre energia atômica, e a de Agricultura, além de ter participado de várias outras. Durante o governo Jânio da Silva Quadros, chefiou a representação Brasileira em Bonn.

Foi, ainda, presidente da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, engenheiro estadual em Minas Gerais, presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e tesoureiro-geral do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

José Ermírio de Morais foi pai do empresário Antônio Ermírio de Morais.

Morreu em São Paulo, SP, no dia 09/08/1973, aos 83 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário