Miguel Lemos

MIGUEL LEMOS
(62 anos)
Filósofo

* Niterói, RJ (25/11/1854)
+ Petrópolis, RJ (10/08/1917)

Estudou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro e, nessa época, aderiu ao Positivismo. Juntamente com Raimundo Teixeira Mendes e Benjamin Constant fundou, em 1876, a Sociedade Positivista Brasileira, a primeira do Brasil.

Viajou para Paris, onde conheceu Émile Littré e Pierre Laffite, os quais exerceram grande influência sobre suas idéias. Sendo inicialmente adepto da corrente positivista de Émile Littré, em Paris pôde observar de perto a abordagem de cada um desses discípulos de Augusto Comte e comparou as versões "filosófica" (Émile Littré) e a "religiosa" (defendida por Laffitte) do Positivismo, chegando à conclusão de que a corrente positivista mais coerente e mais completa era a religiosa (embora alguns anos depois tenha rompido com Laffitte). Da mesma forma, em Paris conheceu o chileno Jorge Lagarrigue, que realizou transição semelhante, isto é, do "littreísmo" para o "laffittismo", e de quem se tornou grande amigo. Ainda em Paris foi ordenado "Aspirante a Sacerdote da Humanidade" por Laffitte.

Voltando para o Brasil, iniciou uma contínua e enérgica ação política, social e religiosa a partir dos princípios do Positivismo, transformando a antiga Sociedade Positivista do Brasil, de caráter acadêmico mas apática, em Apostolado e Igreja Positivista do Brasil. Nessa nova instituição ocupava a posição de diretor, sendo seu vice-diretor o maranhense Raimundo Teixeira Mendes.

Como dito, a Igreja Positivista do Brasil imediatamente tomou posição a respeito das mais variadas questões sociais, políticas e religiosas, entre as quais podemos citar: particição nas campanhas abolicionista e republicana; defesa dos direitos sociais e trabalhistas (incluindo, por exemplo, o direito de greve); o pacificismo; a separação entre a Igreja e o Estado (isto é, o Laicismo); a defesa da justiça social e inúmeras outras.

A partir da década de 1900, todavia, por motivos de saúde, passou a atuar cada vez na Igreja Positivista do Brasil, cedendo lugar a seu colega e amigo Raimundo Teixeira Mendes.

Faleceu afastado da militância positivista, aos 63 anos, na cidade de Petrópolis.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário