Nelson Jacobina

NELSON JACOBINA ROCHA PIRES
(58 anos)
Compositor, Violinista, Guitarrista e Arranjador

☼ Rio de Janeiro, RJ (1953)
┼ Rio de Janeiro, RJ (31/05/2012)

Nelson Jacobina foi um compositor, instrumentista e arranjador nascido no Rio de Janeiro em 1953. Nelson Jacobina foi um dos parceiros mais frequentes e profícuos de Jorge Mautner.

Na década de 1970, integrou a Banda Atômica, com Jorge Mautner, Vinícius Cantuária e Arnaldo Brandão. Desde aquela época, vinha se apresentando frequentemente nos shows e gravações de Jorge Mautner, com quem compôs vários sucessos, como "Maracatu Atômico", gravado por Gilberto Gil, e "Lágrimas Negras", gravado por Gal Costa.

No final da década de 1980, lançou o álbum "Árvore da Vida", com Jorge Mautner. Ainda em parceria com Jorge Mautner, participou dos songbooks de Gilberto Gil, "Andar Com Fé", e Dorival Caymmi , "Balaio Grande".

Suas composições foram gravadas por Gal Costa, Leo Gandelman, Gilberto Gil, Milton Banana, Chico Science e Nação Zumbi, Amelinha, César Camargo Mariano e, claro, Jorge Mautner.

Nelson Jacobina nos últimos anos, integrou a big band Orquestra Imperial.

A Orquestra Imperial tem acompanhado várias revelações da Música Popular Brasileira, como Moreno Veloso, Nina Becker, Thalma de Freitas e Alexandre Kassin. Um mês antes de Nelson Jacobina morrer, a banda havia terminado a gravação do segundo álbum de estúdio.

Nelson Jacobina e Jorge Mautner
Morte

Nelson Jacobina morreu no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, RJ, às 6h58 do dia 31/05/2012, aos 58 anos. Ele estava internado haviam 4 dias depois de ter passado mal em uma viagem. Ele estava respirando com ajuda de aparelhos.

Há 15 anos, Nelson Jacobina descobriu um tumor na Glândula Parótida. Depois de diversos tratamentos, a doença foi dada como curada. Em 2010, o câncer voltou e se espalhou pelo corpo, afetando principalmente os pulmões do músico.
 
Fonte:  Wikipédia e Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

Prezado amigo leitor, a partir desta data, 13/05/2019, não serão mais aceitos comentários anônimos. Portanto, não me responsabilizarei pelos comentários que alguém possa vir a fazer denegrindo a imagem de quem quer que seja e que esteja publicada neste blog.

Antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato!