Ederaldo Gentil

EDERALDO GENTIL PEREIRA
(67 anos)
Cantor e Compositor

☼ Salvador, BA (07/09/1944)
┼  Salvador, BA (30/03/2012)

Ederaldo Gentil Pereira, mais conhecido como Ederaldo Gentil, foi um cantor e compositor, nascido em Salvador, BA, no dia 07/09/1944.

Cantor e compositor da geração mais talentosa do samba baiano, Ederaldo Gentil ao lado de nomes como Edil PachecoBatatinha se notabilizou como um dos maiores sambistas da Bahia. 

Ederaldo Gentil nasceu no Largo Dois de Julho, centro histórico de Salvador. Filho de Seu Carlos e Dona Zezé, aos 11 anos já participava da bateria da Escola de Samba Filhos do Tororó, começando a compor para a escola ainda muito jovem, entrando para a ala da escola.

Foi jogador de futebol (meia-esquerda) do Guarany, chegando a treinar no Vitória.

Em 1960, após a morte do pai, a família passou a residir no bairro do Tororó. Ederaldo Gentil vai trabalhar com Albino Castro, no Palácio das Jóias, onde aprendeu a profissão de ourives e, depois, relojoeiro.


Em 1964, Com 20 anos, gerente da Casa Alfaia, vai trabalhar na Avenida Sete. Compôs "Rio de Lágrimas" e a música venceu o Festival de Música da Prefeitura de Salvador em 1967. No mesmo ano, compôs para a Escola de Samba Filhos do Tororó seu primeiro samba-enredo, "Dois de Fevereiro".

Em 1965, "Um Rio de Lágrimas" cantada por Raquel Mendes, fica em 6º lugar no Concurso de Músicas Carnavalescas. A canção foi gravada no disco "Carnaval da Bahia Para o Brasil”, lançado pela Sutursa no ano seguinte, em 1966.

Em 1968, ganhou outra vez o Festival de Música da Prefeitura de Salvador, dessa vez com o samba "Silêncio". Este festival reinaugurou o Teatro Castro Alves, o principal da cidade, tendo sido o júri presidido por Dorival Caymmi e Jorge Amado, para o qual foram convidadas personalidades do Rio de Janeiro, como Sérgio Porto, Oscar Castro-Neves, Quarteto em Cy e o crítico Ricardo Cravo Albin. No mesmo ano, classificou um samba-enredo de sua autoria, "História dos Carnavais", em concurso promovido pela prefeitura de Salvador. Ainda em 1968, Tião Motorista foi responsável pela gravação de sua primeira música, "Esquece a Tristeza".

Em 1969, Jair Rodrigues gravou pela Philips dois sambas seus em parceria com Edil Pacheco, "Alô, Madrugada" e "Berequetê".


Em 1970, com "O Samba Chama", venceu o 1º Festival de Samba de Salvador. Integrou o conjunto Função, com o qual fez diversos shows pela cidade de Salvador. Nessa época, Maria Bethânia e Eliana Pittman gravaram composições suas.

Em 1972 compôs com Anísio Félix o samba-enredo "In-Lê-In-Lá", em homenagem aos cinquenta anos de Mãe Menininha do Gantois, para a Escola de Samba Filhos do Tororó.

No ano de 1973, mudou-se para São Paulo e assinou contrato com a gravadora paulista Chanteclair, lançando seu primeiro disco, um compacto simples contendo duas composições suas, "Triste Samba" e "O Ouro e a Madeira". Ainda neste ano, com a música "O Ouro e Madeira" (Ederaldo Gentil), venceu o 1º Concurso de Sambas, realizado no Pelourinho.

 Em 1975, o conjunto Nosso Samba regravou pela Odeon "O Ouro e a Madeira" (Ederaldo Gentil), tornando a música um grande sucesso e projetando o nome do compositor nacionalmente. Ainda nesse ano, retornou a Salvador e participou no Teatro Vila Velha do show "Improviso". Obteve também o primeiro lugar, no mesmo ano, no concurso de sambas-enredos de Salvador. Gravou seu primeiro LP pela Chanteclair, "Samba, Canto Livre de um Povo", interpretando "O Ouro e a Madeira" (Ederaldo Gentil), "Pam Pam Pam" (Ederaldo Gentil e Batatinha), "Rose" (Ederaldo Gentil e Nelson Rufino), "Fevereiro Eu Volto" (Ederaldo Gentil e Eustáquio de Olivieira), "Samba, Canto Livre de um Povo" (Ederaldo Gentil e Edil Pacheco), entre outras. Continuando 1975, Alcione, no disco "A Voz do Samba", pela gravadora Philips, interpretou uma composição sua em parceria com Batatinha, "Espera".


Em 1976, lançou seu segundo disco, "Ederaldo Gentil - Pequenino",  também pela Chanteclair, no qual interpretou diversas composições de sua autoria, como "O `Rei" (Ederaldo Gentil e Paulo Diniz), "In-lê-in-lá" (Ederaldo Gentil e Anísio Félix), "Vento Forte" (Ederaldo Gentil Eustáquio Oliveira) e "A Bahia Vem" (Ederaldo Gentil e Batatinha). Alcione gravou "Agolonã" (Ederaldo Gentil e Batatinha).

Em 1977, no LP "Pra Que Chorar", Alcione interpretou "Feira do Rolo" (Ederaldo Gentil),  e em 1978, "A Volta ao Mundo". Por esta época, com Batatinha, montou o show "O Samba Nasceu na Bahia".

No ano de 1983, pela gravadora Nosso Som Gravações e Produções, lançou o disco "Identidade", no qual foram incluídas as faixas "Luandê" (Ederaldo Gentil e Capinam), "Provinciano" (Ederaldo Gentil e Roque Ferreira), "Ternos da Lapinha" (Ederaldo Gentil e Gereba) e "Choro - Dor" (Ederaldo Gentil).

Em 1998, a EMI lançou o disco "Diplomacia", de Batatinha. Nesse CD, juntamente com Batatinha, Nelson Rufino, Walmir Lima, Edil Pacheco e Riachão, participou da faixa "De Revólver Não". Constou ainda, neste mesmo disco, uma de suas parcerias com Batatinha, "Ironia", interpretada por Jussara Silveira.


Em 1999, foi lançado o CD "Pérolas Finas", em sua homenagem. Produzido por seu parceiro e amigo Edil Pacheco, o disco contou com diversas participações especiais, como as de Gilberto Gil e Felipe de Angola em "Luandê" (Ederaldo Gentil), composta após uma viagem do compositor a Angola, Luiz Melodia interpretando "Espera" (Ederaldo Gentil e Batatinha), Beth Carvalho em "Eu e a Viola" (Ederaldo Gentil), Elza Soares em "A Saudade Me Mata" (Ederaldo Gentil), Jair Rodrigues, recriando um sucesso de 1975 do grupo Nosso Samba, em "O Ouro e a Madeira" (Ederaldo Gentil), Lazzo interpretou "Rose" (Ederaldo Gentil e Nelson Rufino), Carlinhos Brown e Cézar Mendes em "Barraco" (Ederaldo Gentil), Paulo César Pinheiro prestou homenagem ao amigo interpretando "De Menor" (Ederaldo Gentil), a dupla Paulinho Boca de Cantor e Pepeu Gomes cantou "In-lê-in-lá" (Ederaldo Gentil Anísio Félix), composta em homenagem à Mãe Menininha do GantoisJussara Pinheiro interpretou "Impressão Digital" (Ederaldo Gentil), Vânia Bárbara apareceu em "Oceano de Paz" (Ederaldo Gentil). O disco trouxe ainda Edil Pacheco, parceiro e amigo, cantando "Maria da Graça" (Ederaldo Gentil), e a participação do cantor João Nogueira. Na linha de frente dos músicos, constam Maurício Carrillo (violão), Pedro Amorim (bandolim), Cristóvão Bastos (piano), Jorge Simas (violão), Marco 7 Cordas (violão) e Luciana Rabello (cavaquinho).

Em 2004 sua composição "Passarela da Vida" (Ederaldo Gentil e Dalmo Castello) foi incluída no CD "Passeador de Palavras", de Dalmo Castello.

No ano de 2017, seu sobrinho, o músico Luisão Pereira, reuniu seus três discos lançados e mais um de inéditas (com novos artistas gravando a sua obra) em uma caixa de CDs com lançamento de parte de sua obra. Entre seus principais intérpretes constavam Agepê, Alcione, Miltinho, Eliana Pittman, Leny Andrade, Maria Bethânia, Originais do Samba, Beth Carvalho, Elza Soares, Jair Rodrigues e Roberto Ribeiro

Morte

Ederaldo Gentil faleceu na sexta-feira, 30/03/2012, aos 67 anos, em Salvador, BA, vítima de infecção generalizada após complicações intestinais. 

O sepultamento ocorreu no sábado, 31/03/2012, às 16h00, no Cemitério do Campo Santo, em Salvador, BA.

Discografia

  • 1999 - Diplomacia (EMI, CD)
  • 1999 - Pérolas Finas (Copene - Companhia Petroquímica do Nordeste, CD)
  • 1983 - Identidade (Nosso Som Gravações e Produções, LP)
  • 1976 - Ederaldo Gentil - Pequenino (Chanteclair, LP)
  • 1975 - Samba, Canto Livre de um Povo (Chanteclair, LP)
  • 1973 - Triste Samba / O Ouro e a Madeira (Chanteclair, Compacto Simples)

#FamososQuePartiram #EderaldoGentil

2 comentários:

  1. Não me recordo desse cantor, porém vejo que compôs e cantou muitas músicas e realizou o que ele mais queria, ou seja:ter fama de cantor.

    ResponderExcluir