Raul Cortez

RAUL CRISTIANO MACHADO PINHEIRO DE AMORIM CORTEZ
(73 anos)
Ator

☼ São Paulo, SP (28/08/1932)
┼ São Paulo, SP (18/07/2006)

Raul Cortez foi um ator brasileiro nascido em São Paulo, SP, no dia 28/08/1932.

Pai da também atriz Lígia Cortez, fruto do seu casamento com a atriz Célia Helena, e de Maria, essa com Tânia Caldas. O ator teve duas netas, filhas de Lígia: Vitória e Clara.

Descendente de espanhóis, Raul Cortez era o mais velho de seis irmãos: Rui Celso, Lúcia, Pedro, Regina e Jô Cortez.

Tem um impressionante currículo que inclui 66 peças teatrais, 20 telenovelas, seis minisséries, 28 filmes e vários prêmios, entre eles cinco Prêmios Molière - a mais importante premiação do teatro brasileiro.

Atuação Nos Palcos

Raul Cortez ia ser advogado, mas aos 22 anos decidiu trocar os tribunais pelo palco. A estreia foi em 1955 e no ano seguinte já fez o primeiro papel no cinema, em "O Pão Que o Diabo Amassou". Em 1969 encarnou um travesti na peça "Os Monstros" e em 1970 fez o primeiro nu do teatro brasileiro em "O Balcão", de Jean Genet.

Na década seguinte recebeu vários prêmios, mas a consagração veio da mão da peça "Rasga Coração" (1979), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Última escrita pelo mestre Oduvaldo Vianna Filho, na qual contracenou com Lucélia Santos, interpretando o amargurado funcionário público e ex-militante comunista Maguary Pistolão. A cena final, escrita por Vianinha, foi marcante: o funcionário público aparece nu amarrado por cordas nos pés e dependurado no ponto mais alto do palco.

Televisão

A estreia de Raul Cortez na TV Globo foi em 1980, com a novela de Gilberto Braga, "Água-Viva", na qual interpretou o cirurgião plástico Miguel Fragonard. Com este trabalho alcançou notoriedade e reconhecimento do público, tornando-se uma estrela da televisão.

Para isso também contribuíram papéis em "Baila Comigo" (1981), de Manoel Carlos, um amigo de 40 anos, que chegou a convidá-lo para participar de "Páginas da Vida" (2006) e "Partido Alto" (1984), primeira novela de Aguinaldo Silva, que o consagrou em "Senhora do Destino" (2004) como o elegante Pedro Correia de Andrade e Couto, o Barão de Bonsucesso.

Os mega-vilões Virgílio, de "Mulheres de Areia" (1993), e Jeremias Berdinazzi, de "O Rei do Gado" (1996), aumentaram a fama internacional, particularmente na Rússia, onde ambas as novelas atingiram enorme audiência. "Terra Nostra" (1999), a trama mais vendida da TV Globo, o levou aos cinco continentes com outro italiano, Francesco Magliano.

Em 2005, foi preciso suspender a participação em "Senhora do Destino", devido ao avanço da doença que causaria sua morte. Mas tudo parecia relativamente resolvido, pois ainda retornaria às telas interpretando Antônio Carlos, na minissérie "JK", a biografia do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Raul Cortez é considerado um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos.

Apesar de ser descendente de espanhóis, foram marcantes os personagens italianos em telenovelas como "O Rei do Gado" (1996), "Terra Nostra" (1999) e "Esperança" (2002).

Ao lado de Regina Duarte, Raul Cortez apoiou José Serra nas eleições presidenciais de 2002.

Doença e Morte

Em dezembro de 2004, Raul Cortez foi operado para a remoção de um tumor na região do pâncreas e do intestino delgado, seguindo-se um tratamento quimioterápico. Em 30/06/2006, foi novamente internado.

Raul Cortez faleceu às vésperas de completar cinquenta anos de carreira, em São Paulo, SP, no dia 18/07/2006, em decorrência do agravamento de um câncer no pâncreas.

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #RaulCortez

Um comentário:

  1. Não poderia deixar de falar do meu idolo Raul Cortez, Que deu um show de interpretação na novela "O REI DO GADO" como Geremias Berdinazzi, ja vão completar quatro anos que perdemos um dos maiores atores da teledramatúrgia brasileira. Saudades...

    ResponderExcluir