Breno Mello

BRENO HIGINO DE MELLO
(76 anos)
Ator e Jogador de Futebol

* Porto Alegre, RS (07/09/1931)
+ Porto Alegre, RS (11/07/2008)

No início, Breno Mello atuou como jogador de futebol. Foi revelado no Renner de Porto Alegre, clube pelo qual se tornou campeão gaúcho de 1954 e ídolo nos anos 1950. Após transferir - se para o futebol carioca, jogou pelo Fluminense, onde conheceu Pelé. Antes de seguir para o Rio, e enquanto jogava pelo extinto Grêmio Esportivo Renner, de Porto Alegre, Breno Mello morou no bairro Niterói, na cidade de Canoas (vizinha de Porto Alegre), onde outros craques como Paulo Roberto Falcão e João Batista da Silva (Batista), ambos iniciaram jogando futebol nos campos da várzea de Canoas e só depois é que foram para o S. C. Internacional, onde tornaram-se profissionais e jogaram inclusive na Seleção Brasileira (Batista em 1974 e 1978) e Falcão (1978 e 1982), e só então foram contratados por clubes da Itália: Falcão pelo Roma e Batista pela Lazio.

Em 1958, recebeu um convite para estrelar Orfeu Negro (Orphée Noir em francês), dirigido pelo cineasta francês Marcel Camus, filme vencedor da Palm d'Or no Festival de Cannes. Breno Mello protagonizou Orfeu, e contracenou com a estrela de cinema estadunidense Marpessa Dawn, fato que o associou à figura de galã.

No filme, Mello cantava as canções A Felicidade e Manhã de Carnaval. O filme também contribuiu para o grande sucesso da bossa nova no exterior.

Breno Mello também viveu em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, ao lado de Amelina Santos Corrêa, conhecida como Mana, com quem teve sua filha mais nova, Letícia Mello.

Até 2004 Mello esteve distante das telas e, desde então, foi procurado para aparecer no documentário para televisão À La Recherche d'Orfeu Negro, para falar do impacto causado pelo filme Orfeu Negro na música brasileira.

Breno Mello faleceu aos 76 anos, vítima de um infarto.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário