Henrique Teixeira Lott

HENRIQUE BATISTA DUFFLES TEIXEIRA LOTT
(89 anos)
Militar

☼ Antônio Carlos, MG (16/11/1894)
┼ Rio de Janeiro, RJ (19/05/1984)

Henrique Batista Duffles Teixeira Lott foi um militar brasileiro, que atingiu o posto de marechal. Estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde foi comandante do Batalhão Escolar em 1910. Formou-se Aspirante a Oficial na Escola Militar de Realengo, em 1914. Foi adido militar do Brasil em Washington, Estados Unidos.

Em 1944 chegou ao generalato. Entre dezembro de 1944 e março de 1946, comandou a Infantaria Divisionária, em Santa Maria, RS.

Na crise de 1954 assinou o documento em que os generais, com receio de um golpe de estado devido à instabilidade política, exigiam o afastamento de Getúlio Vargas do poder em meio às inúmeras denúncias de corrupção.

Caracterizava-se pelos seus hábitos metódicos, pelo seu respeito à hierarquia militar e ao governo constituído. Após o suicídio de Getúlio Vargas, Café Filho assumiu a presidência da República e nomeou Teixeira Lott ministro de Guerra, devido às pressões da caserna, sobretudo de oficiais generais, mas especialmente visando afastar a influência do general pró-Vargas, Newton Estillac Leal, sobre os militares.

Quando Juscelino Kubitschek e João Goulart venceram as eleições presidenciais de outubro de 1955, respectivamente para presidente e vice-presidente, houve uma divisão das Forças Armadas, pois a chapa vitoriosa era constituída por dois candidatos getulistas, o mineiro Juscelino Kubitschek e o gaúcho João Goulart.


Em 11/11/1954 o então general Lott desencadeou o movimento militar, dito de "retorno ao quadro constitucional vigente". Houve então a declaração do impedimento do presidente em exercício, Carlos Luz (Café Filho havia sofrido um infarto e afastara-se da presidência), a entrega de seu cargo ao presidente do senado Nereu Ramos e a garantia da posse dos eleitos, em obediência à Constituição.

No início de 1956, Lott continuou como ministro da Guerra no governo de Juscelino Kubitschek, pois garantira a posse do presidente, mobilizando as tropas nas ruas. Foi quando recebeu uma espada de ouro da comunidade defensora da legalidade constitucional (segundo familiares e amigos próximos, Lott teria recusado a espada de ouro, ao brandir sua tradicional espada de general). Este acontecimento ficou conhecido com Movimento de 11 de Novembro.

Se distinguiu pelo legalismo e por suas convicções democráticas. Na eleição presidencial brasileira de 1960, o marechal Lott, já na reserva, foi postulado candidato à presidência da República pela coligação governista PTB/PSD que elegeu Juscelino Kubitschek em 1955, deu sustentação ao governo deste e recebeu apoio de Juscelino Kubitschek. A campanha de Teixeira Lott foi uma das primeiras a contar com um planejamento profissional, com técnicas de marketing político importadas dos Estados Unidos. O jingle utilizado em sua campanha é considerado um dos melhores já feitos em campanhas eleitorais no Brasil. Porém foi derrotado por Jânio Quadros. Após isso tentou ainda permanecer na vida pública.

Em 1961 declarou-se contrário à tentativa de golpe planejada pelos ministros militares para impedir a posse de João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros e foi de extrema importância para a Campanha da Legalidade de Leonel Brizola ao aconselhar a buscar apoio em chefes militares nacionalistas locais. No caso, os generais de Exército Oromar Osório, comandante em Santiago, e Peri Constant Bevilacqua, comandante em Santa Maria, RS. Para assegurar a legalidade, em 26/08/1961, dia seguinte à renúncia do presidente Jânio Quadros, fez um importante manifesto às Forças Armadas:


Aos meus camaradas das Forças Armadas e ao povo brasileiro.
Tomei conhecimento, nesta data, da decisão do Senhor Ministro da Guerra, Marechal Odílio Denis, manifestada ao representante do governo do Rio Grande do Sul, deputado Rui Ramos, no Palácio do Planalto, em Brasília, de não permitir que o atual presidente da República, Sr. João Goulart, entre no exercício de suas funções, e ainda, de detê-lo no momento em que pise o território nacional.
Mediante ligação telefônica, tentei demover aquele eminente colega da prática de semelhante violência, sem obter resultado. Embora afastado das atividades militares, mantenho um compromisso de honra com a minha classe, com a minha pátria e as suas instituições democráticas e constitucionais. E, por isso, sinto-me no indeclinável dever de manifestar o meu repúdio à solução anormal e arbitrária que se pretende impor à Nação.
Dentro dessa orientação, conclamo todas as forças vivas do país, as forças da produção e do pensamento, dos estudantes e intelectuais, dos operários e o povo em geral, para tomar posição decisiva e enérgica no respeito à Constituição e preservação integral do regime democrático brasileiro, certo ainda de que os meus camaradas das Forças Armadas saberão portar-se à altura das tradições legalistas que marcam sua história no destino da Pátria.

Por conta desse pronunciamento, no qual se contrapunha ao Ministro da Guerra, que era contrário à posse de João Goulart, Henrique Teixeira Lott foi preso. Estava em seu apartamento em Copacabana, com a família, quando chegaram militares para prendê-lo. Todavia, o marechal recusou-se a ser detido por um oficial de patente inferior à sua e exigiu que fosse cumprida a hierarquia militar. Aguardou, assim, a chegada do marechal Nilo Sucupira, para finalmente sair.

Henrique Teixeira Lott recebeu uma pena de 30 dias de prisão, dos quais cumpriu 15, sendo três dias na inóspita Fortaleza da Laje. Após o Golpe Militar de 1964, residindo em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, em 1965, foi impedido, pela Justiça Eleitoral, de lançar sua candidatura ao governo do então estado da Guanabara. Foi declarado inelegível por falta de domicílio regular.

Henrique Teixeira Lott afastou-se definitivamente da vida pública por não concordar com o regime militar que estava iniciando no Brasil.

Enterro Sem Honras Militares

Quando morreu em 1984, seu enterro aconteceu sem honras militares. O Ministério do Exército tentou minimizar e justificar o fato, mas a imprensa da época divulgou a ausência das honras militares no enterro de Henrique Teixeira LottLeonel Brizola, na época governador do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias e declarou que, na sua volta do exílio, a primeira pessoa que visitou foi o marechal. Cerca de trezentas pessoas compareceram ao seu enterro.

Na ocasião, seu grande amigo Sobral Pinto declarou:

"Se tivesse ido para a presidência do Brasil, teria instaurado um governo de legalidade e de respeito à pessoa humana, e uma vinculação com partidos políticos, porque era um democrata sincero, inteligente e honrado. Com Lott na presidência, não teríamos ditadura militar durante vinte anos, não teríamos a falência nacional. Nada disso teria acontecido."

Representações na Cultura

Quando a vida e a carreira política de Juscelino Kubitschek é mostrada na TV ou no cinema, a presença de Henrique Teixeira Lott é quase que obrigatória, por causa de sua importância histórica neste período.

No filme "Bela Noite Para Voar", de 2005, é vivido pelo ator Cecil Thiré.

Em 2006, na minissérie "JK" da TV Globo, Henrique Teixeira Lott foi interpretado por Arthur Kohl.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. Grande militar, um verdadeiro guerreiro patriota e legalista, digno de congratulações.

    ResponderExcluir