Bussunda

CLÁUDIO BESSERMAN VIANNA
(43 anos)
Humorista

* Rio de Janeiro, RJ (25/06/1962)
+ Vaterstetten, Alemanha (17/06/2006)

Não tendo sucesso na escola e na faculdade, Bussunda encontrou no humor e na alegria o que ele realmente queria fazer da vida, vivia dizendo que o humor o havia salvado. Junto com seus companheiros do grupo Casseta & Planeta, construiu uma carreira na Rede Globo. Além do bom humor, uma de suas fortes características era zombar do próprio fato de ser glutão, o que o levava a imitar personagens com semelhante qualidade.

Com os mesmos companheiros de televisão escreveu onze livros, lançou três discos, encenou uma peça de teatro e protagonizou um filme em 2003, "A Taça do Mundo é Nossa", com um segundo, "Seus Problemas Acabaram", lançado em 2006 postumamente. Ainda no cinema, fez uma participação especial no filme "Como Ser Solteiro" e dublou o personagem principal da animação Shrek.

Bussunda nasceu no Rio de Janeiro, filho de Luís Guilherme Vianna e Helena Besserman Vianna. Era torcedor do Flamengo.

Casou-se em 1989 com a apresentadora Angélica Nascimento, com quem teve uma filha, Júlia, em 1993. Seu irmão Sérgio Besserman Vianna foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (por isso às vezes o IBGE era chamado no programa humorístico Casseta & Planeta, de que Bussunda participava, de "Instituto do Irmão do Bussunda").

Carreira

Bussunda não tinha interesse pelos estudos. Quando adolescente, chegou a ser reprovado com nota zero em todas as matérias. Ainda assim, no vestibular ficou em penúltimo lugar para o segundo semestre do curso de comunicação social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como o mesmo disse:

"Na faculdade pública meus pais não podiam reclamar que pagavam mensalidade e a faculdade ajudava no meu projeto de vida de não fazer nada. Não me formei, mas foram ótimos anos"

Ele começou sua carreira trabalhando como redator do jornal humorístico Casseta Popular. Fundado por Beto Silva, Marcelo Madureira e Hélio de la Peña em 1978, o jornal fez sucesso no início da década de 1980 ao combinar o humor escrachado com a crítica política e de comportamento. Na época, ele ainda era estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esse jornal daria origem à revista Casseta Popular e viria a se tornar um dos embriões do Casseta & Planeta.

Nos anos 80 Bussunda iniciou suas participações na TV, primeiro como apresentador do programa adolescente de debates Cabeça Feita (TV Educativa), mais tarde, em 1988, contratado como redator do programa TV Pirata, que era exibido na Rede Globo.

Ainda em 1988, Bussunda se tornou destaque natural do show Eu Vou Tirar Você Desse Lugar, início da parceria musical da Casseta Popular com o Planeta Diário, mais tarde, Banda Casseta & Planeta. A parceria se estenderia aos programas Doris Para Maiores (1991) e Casseta & Planeta, Urgente! (1992).

Desde 1992, era um dos protagonistas do programa humorístico Casseta & Planeta, Urgente!, exibido pela Rede Globo. Mesmo após a criação do programa, Bussunda continuou a atuar como cronista e jornalista independente. Por exemplo, ele colaborou com várias revistas esportivas, como Lance! e Placar. Ele também participou de campanha publicitária Sou da Boa, da cerveja Antarctica.


Apelido

O apelido pelo qual Bussunda viria a ser conhecido no Brasil, teria vindo da aglutinação dos nomes Besserman e Sujismundo. Bussunda, ainda adolescente, na Colônia de Férias Kinderland, foi apelidado de O Besserman Sujismundo pelos seus colegas. Daí Bessermundo, e mais tarde, Bussunda. O próprio Bussunda, apresentava uma versão diferente para a origem do seu apelido, dizia que era a mistura "das duas coisas que eu mais gosto - aquela que começa com BUS e aquela que termina com UNDA".


A Morte

Morreu em decorrência de um Ataque Cardíaco em 17 de junho de 2006, no hotel em que estava, o Erb Best Western, no bairro de Parsdorf, município de Vaterstetten, a 16 km do centro de Munique, onde acompanhava a Copa do Mundo.

No dia anterior, após uma partida de futebol com amigos do Casseta & Planeta, Urgente! e alguns hóspedes do hotel, sentiu-se mal, mas dispensou assistência médica. Na manhã seguinte, após acordar, foi tomar o café da manhã no hotel onde estava hospedado e começou a passar mal. Um grupo de paramédicos que também estavam hospedados no hotel foram chamados, tentaram reanimá-lo por mais de uma hora, mas foi um esforço em vão. Bussunda já havia morrido, às 8:30 hs, hora local (3:30 hs no horário de Brasília). Faleceu 8 dias antes de seu aniversário de 44 anos.

O corpo de Bussunda foi sepultado no domingo, um dia depois de sua morte, no Cemitério São João Batista na capital fluminense.

Enterrado como um cristão, este fato gerou e ainda gera muitas controvérsias entre a comunidade judaica e a família do humorista, pois ele sempre reiterava que era judeu e influenciado pela religião e cultura judaica, tendo sido membro da Hashomer, da linha sionista-socialista.


Polêmica no Enterro

Até o enterro do humorista Bussunda gerou polêmicas. O comediante sempre se disse judeu, mas foi enterrado em um cemitério cristão, devido possivelmente à vontade de sua esposa. A comunidade judaica, através de José Roitberg, pronunciou-se dizendo:

"Bussunda sempre se considerou judeu. Nos causou estranheza a nota do empresário dele, dizendo que Bussunda era um 'judeu não praticante, por isso, não seria enterrado em um cemitério judaico'. É uma asneira completa"

Fonte: Wikipédia
#FamososQuePartiram #Bussunda

3 comentários:

  1. Acabou o Casseta & Planeta.
    Jamais será o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. O cara tinha o dom: mesmo de boca fechada e com ar de sério, eu olhava para ele e tinha vontade de rir!!!Deixou ótimas recordações!!!Grande perda para o humor brasileiro!!!

    ResponderExcluir
  3. Era um grande humorista,lembranças...

    ResponderExcluir