Cláudia Barroso

AMÉLIA ROCHA BARROSO
(83 anos)
Cantora e Compositora

☼ Pirapetinga, MG (23/04/1932)
┼ Fortaleza, CE (09/10/2015)

Amélia Rocha Barroso, conhecida pelo nome artístico de Cláudia Barroso, foi uma cantora e compositora brasileira.

Aos 7 anos de idade, perdeu tragicamente o pai, o que que fez sua mãe se mudar com os quatro filhos para Santo Antônio de Pádua, RJ. A vocação artística foi despertada, ainda menina, quando começou a cantar nas festinhas da escola. Posteriormente, a família foi morar no Rio de Janeiro, no bairro do Méier.

Diante da necessidade da família, a menina Amélia começou a trabalhar como babá. Depois, passou a trabalhar numa fábrica de estojos para jóias. Aos 15 anos, casou-se e teve um casal de filhos. Durante muitos anos, Amélia se dedicou inteiramente aos filhos e ao marido.

Em 1957, já separada e com os filhos mais crescidos, resolveu que era o momento de tentar a carreira artística. Incentivada por uma amiga, dirigiu-se ao programa de calouros de Ary Barroso. Foi gongada na primeira apresentação, não por desafinar, mas por errar a letra da música "Risque", de Ary Barroso. Tentou, em seguida o programa de calouros de Renato Murce, na rádio Nacional do Rio de Janeiro, sendo bem sucedida e permanecendo por várias semanas na disputa, até ganhar o prêmio final.

Após a vitoriosa participação no programa de calouros de Renato Murce, foi convidada pela cantora Marisa Gata Mansa para fazer um teste na boate do Copacabana Palace, pois lá estavam precisando de uma crooner. Tendo passado no teste, ali surgiu seu primeiro trabalho como cantora profissional.


Em 1958, gravou pela primeira vez ao participar do LP "Meia Noite No Meia Noite", da gravadora Todamérica que contou com as participações de Moacyr Silva e Seu Conjunto e de Copia e Seu Conjunto. Nesse disco gravou a faixa "Não Adiante Chorar" (Eduardo Patané e Almeida Rego), acompanhada da Orquestra do Copacabana Palace, regida pelo maestro Nicolino Copia, o Copinha. Posteriormente, foi contratada para cantar em São Paulo, na boate Capitains Bar, do Hotel Comodoro. Ali cantou com diversos músicos, como Walter Wanderley, Paulinho Nogueira e Pedrinho Mattar. Por seu talento e versatilidade, tornou-se crooner muito disputada pelos donos de casas noturnas de São Paulo, pois cantava também em vários idiomas.

Recebeu da gravadora Odeon convite para gravar a música "Fica Comigo Essa Noite" (Adelino Moreira). Esse foi o seu primeiro disco solo, ainda em 78 rpm que trazia no outro lado "Não, Eu Não Vou Ter Saudade" (Vaucaire e C. Dumont), com versão de Romeu Nunes, disco lançado em fevereiro de 1962. No mesmo ano, sua interpretação de "Fica Comigo Essa Noite" foi incluída no LP "Em Dia Com o Sucesso - Volume 2" lançado pela gravadora Odeon.

Foram inúmeras as casas noturnas em que cantou, e também os diversos nomes do cenário musical brasileiro com que se apresentou, durante os anos 60, entre eles: Bar Baiúca, onde cantava com o Zimbo Trio, Boate Golden Ball, em que cantava com Johnny Alf, Boate Oásis, Boate Champanhota, em que cantava com Marta Mendonça, Boate Moleque, onde cantava com Noite Ilustrada, Boate Rosa Amarela, Boate Jogral, Boate Drink, de Djalma Ferreira, onde cantava com Jair Rodrigues, entre outras.

Em 1967, lançou um LP pela gravadora Fermata no qual interpretou as músicas "Esta é a Minha Canção (The Is My Song)" (Charles Chaplin), "Falem-me Dele (Parlez-moi de Lui)" (M. Rivgauche e J. Dieval), "Nenhum de Vocês (Nessuno Di Voi)" (Pallavicini e Kramer), com versões de Alexandre Cirus, "Eu Por Amor (Io Per Amore)" (P. Donaggio e V. Pallavicini), "É Mais Forte Que Eu (É Piu Forte Di Me)" (E. Polito e A. del Monaco), "O Silêncio (Il Silenzio)" (G. Brezza e N. Rosso), as três em versões de Fred Jorge, "Deus Como Te Amo (Dio Come Ti Amo)" (Domenico Modugno), versão de Demetrio Carta, "Amor Não é Brinquedo (Eine Ganze Nacht)" (J. Last e G. Loose), "Glória (In Excelsis Deo)" (S. Vasco, T. Del Rincon e T. Rendall), em versões de Juvenal Fernandes, "A Música Termina (La Música é Finita)" (U. Bindi e F. Califano), "Valsa Da Recordação (Vals Del Recuerdo)" (Kalender e B. Molar), versões de Salathiel Coelho, e "Começar De Novo" (Nóbrega e Souza, David Mourão e Ferreira). Nesse ano, gravou a marcha "Flores na Varanda" (Osvaldo Cruz e Celina Paiva), incluída na coletânea carnavalesca "Carnaval 68" do selo Som Maior, algo raro em sua carreira de cantora romântica.


Em 1968, duas versões interpretadas por ela foram incluídas no LP "Coleção De Sucessos" da gravadora Fermata: "Deus Como Te Amo" e "O Silêncio".

Em 1969, participou de outras duas coletâneas carnavalescas da gravadora Premier/RGE visando o carnaval do ano seguinte: "Carnaval 70", no qual foi incluída a gravação da música "Um Amor Igual Ao Meu" (Fernando Torelly e João Lopes), e "Carnaval 1970" com a marcha "Senhora Viúva" (Cachimbinho e A. Cruz).

Em 1970, recebeu convite para participar como jurada no Programa Silvio Santos, na TVS, posteriormente SBT. Sua atuação obteve tanto sucesso, que ela foi contratada pelo animador, passando a ser presença obrigatória no programa, o qual era levado ao ar, ao vivo, aos domingos. Um dia, ao dirigir-se a uma caloura, criticou a interpretação da música, atribuindo-lhe uma nota que causou polêmica no programa. Desafiada, então, pelo animador Silvio Santos a interpretar aquela música de forma melhor que a candidata, foi ao palco e cantou magistralmente, arrancando intermináveis aplausos do público e, principalmente, dos demais membros do juri. Logo em seguida, a gravadora Continental a contratou, iniciando uma fase de grande sucesso da cantora.

Em 1971, lançou seu primeiro LP pela gravadora Continental interpretando as músicas "A Vida é Mesmo Assim" e "Quem Mandou Você Errar", de sua autoria, "Pra Que Chorar" (Jorge Ricardo), "Amiga" (Anastácia), "Dona Tristeza" (Jacobina e Almeida Rego), "Juntinho é Melhor" (Fernando Barreto, Fernando Costa e Rossini Pinto), "Você Mudou Demais" (Dik Júnior), "Tudo Acabado" (J. Piedade e Osvaldo Martins), "Supertição" (Portinho e Wilson Falcão), "Rotina Do Amor" (Jota Domingos), "Resposta Da Carta" (Anastácia e Dominguinhos), e "Quem Foi Você" (Waldick Soriano). O selo Premier lançou o LP "O Amor Me Chama", uma coletânea de músicas lançadas anteriormente em compactos com destaque para "Dio Come Ti Amo". Ainda nesse ano, duas interpretações suas foram incluídas em coletâneas de sucessos. No LP "As 14 Mais Pra Frente - Volume 12" da Continental foi incluída a gravação de "Você Mudou Demais", e no LP "Grande Parada Brasil" também da Continental foi incluída a gravação do bolero "A Vida é Mesmo Assim".

Em 1972, lançou dois LPs. No primeiro LP destacou-se como sucesso a composição "Por Deus Eu Juro" (Cláudia Barroso), trazendo ainda as músicas "Amor Querido" (Cláudia Barroso), "Estou Cansada" (Cláudia Barroso), "Não Adianta Mais Chorar" (Jorge Ricardo), "Não Sei o Que Fazer" (Jorge Ricardo), "Está Faltando Alguém Em Minha Vida" (Pepe Ávila), "Eu Te Agradeço" (Alcyr Clayton e Paulo Marcos), "Você Perdeu a Sua Vez" (César e Círus), "Se Deus Me Ouvisse" (Almir Rogério), e "Presunção" (Anastácia). No segundo LP lançado no mesmo ano, registrou as músicas "Não Quero Ouvir Mais Falar Teu Nome" (Cláudia Barroso) e "Vai Não Te Quero Mais" (Cláudia Barroso), "Aviso" (Jorge Ricardo), "Confissão" (Jorge Ricardo), "Tentei a Qualquer Preço" (Osmar Nazareno e Portinho), "Mentira", (F. Pracánico, E. C. Flores e Pepe Ávila), "Amada Amante" (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), "Humilhação" (José Carlos Gonzales), "Como Fui Boba Meu Deus" (Antônio Queiroz e Michel Bunariu), "Nem Te Ligo" (Jota Domingos), "Meu Coração Fechou a Porta" (Anastácia) e "Ausência De Tua Presença" (Moacir Bastos).


Ainda em 1972, sua versatilidade a levou a uma experiência como atriz, através de uma participação na novela "Bandeira Dois", levada ao ar pela TV Globo. Foi coroada, então, "Rainha dos Mmotoristas". Nesse período, mais precisamente, na primeira metade dos anos 1970, foi consagrada em todo o Brasil, sendo a cantora com maior vendagem de disco. Em função disso, nos dois anos seguintes voltou a lançar dois LPs anuais.

Em 1973, gravou no primeiro LP as músicas "Eu Quero Ser Feliz" (Cláudia Barroso), "Vai Chorar Muito Mais" (Cláudia Barroso), "Foi Tanto Amor Que Eu Perdi a Razão" (Cláudia Barroso e Zairo Marinozo), "Ah Se Eu Fosse Você" (Carlos Bonani), "Ontem e Hoje" (Getúlio Macedo e Irany de Oliveira), "Meu Caminho" (Gecy Falcão), "Vou Ficar Sozinha" (Alcyr Clayton e Paulo Marcos), "Eu Vim Dizer" (Carlos César e Alexandre Cirus), "Nem Pelo Amor de Deus" (César e Queiroz), "Minha Verdade" (Osmar Navarro e Portinho), "No Vai-Vem Do Mundo" (César e Círus) e "Nem Que o Mundo Se Acabe" (Anastácia e Dominguinhos).

Em seu segundo LP de 1973, registrou as músicas "Que Pena Você Veio Tarde" (Cláudia Barroso e Carlos Bonani), "Cinzas" (Cláudia Barroso e Gecy Falcão), "Acreditei Demais" (Carlos Bonani), "Não Preciso De Você" (Carlos Bonani), "Eu Só Quero Ver" (Carlos Bonani), "Mulher" (Custódio Mesquita e Sadi Cabral), "Carinhoso" (Pixinguinha e João de Barro), "Fim De Caso" (Dolores Duran), "Juazeiro" (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga), "Não Há Nada Mais Bonito" (Portinho e Osmar Navarro), "Que Mundo é Este Meu" (Waldick Soriano) e "Muito Obrigado Meu Amor" (Antônio dos Santos).

Ainda em 1973, mais duas coletâneas de sucesso incluíram gravações suas, no LP "Continental - 30 Anos De Sucessos" da gravadora Continental, onde foi incluída a canção "Você Mudou Demais". Já no LP "Sempre Sucesso - 12 Grandes Sucessos Que Serão Lembrados Eternamente", da Premier/RGE foi incluída sua gravação "O Silêncio".

Em 1974, mais dois LPs foram lançados pela Continental com gravações suas. No primeiro cantou "Eu Falei Pra Você" (Carlos Bonani), "Mal Me Quer" (Cristóvão de Alencar e Newton Teixeira), "Essa Agora é Boa" (Cláudia Barroso), "Por Mais Que Eu Queira Me Enganar Ainda Te Amo" (Cláudia Barroso), "Última Palavra" (Nelson Karan e Aloísio Marins), "Aliança Devolvida" (Milton JoséJosé Augusto), "Você Já Era" (Portinho e Osmar Navarro), "Ironia" (Gecy Falcão), "Não Me Condenem" (Júlio Nagib), "Deus Me Livre" (Anastácia), além de um pot-pourri com as canções "Segredo" (Herivelto Martins e Marino Pinto), "Ave Maria No Morro" (Herivelto Martins), "Feitio De Oração" (Vadico e Noel Rosa), "Folhas Mortas" (Ary Barroso) e "Nem Eu" (Dorival Caymmi).


No segundo LP, lançado também em 1974, registrou as músicas "Deixe Meu Marido Em Paz (Não Perca Seu Tempo)" (Cláudia Barroso), "Como Acabou Não Sei" (Cláudia Barroso), "Triste Adeus" (Cláudia Barroso), "Oh Moço Da Minha Rua" (Cláudia Barroso), "Quem Você Pensa Que É" (Elizabeth), "Porque Te Amo" (Luis de Castro e Milton José), "Me Faça Sua" (Martinha e Milton Carlos), "Amor Fracassado" (Juvenal Lopes), "Nem a Morte Vai Nos Separar" (Portinho e Osmar Navarro), "Vá Em Paz" (Juna), "Luz e Treva" (Nelson Sampaio) e "Amor Proibido" (Anastácia e Dominguinhos). Nesse LP, fez bastante sucesso com o bolero "Deixe Meu Marido Em Paz (Não Perca Seu Tempo)".

Em 1975 gravou LP que trazia as músicas "Casamento Fracassado" (Carlos Bonani), "Conselho" (Carlos Bonani), "Duas Almas" (Carlos Bonani), "Que Te Custa" (Anastácia), "Nada Sou" (Antoninho dos Santos), "Não Tem Solução" (Joãozito), "Nossos Filhos Não Pediram Para Nascer" (Cláudia Barroso), "Ninguém Pertence a Ninguém" (Portinho e Osmar Navarro), "O Homem Que Eu Amo" (Chico Xavier), "Você Vai Se Arrepender" (Milton José, Italúcia e Sabino Neto), "Já Tenho Alguém Em Seu Lugar" (Evaldo Barreto), "Eu Não Tive Um Bom Marido" (Evaldo Barreto).

Em 1976, lançou novo LP no qual fizeram sucesso as composições "Mulher Sem Nome" (Anastácia) e "Pedaço De Papel" (Anastácia). O disco incluiu ainda as composições "O Vento Levou" (Umberto Silva e Motta), "Nem Que Venha Pedir De Joelhos" (Milton José e José Augusto), "Para Que Recordar" (Fernando César), "Conselho De Mãe" (Cláudia Barroso e M. A. Porto), "Valeu a Pena o Que Eu Sofri" (Cláudia Barroso e Izilda Simões), "Cansada De Mentira" (Robson e Zébeto), "Fracassamos" (Herivelto Martins), "Pecado Mortal" (Carlos Bonani), "Vou Morrer De Rir" (Anastácia) e "Fique Com Ele Pra Você" (Zeca e Tom).

Em 1977, gravou o LP "Cara e Coragem" com música título da compositora Isolda, e que apresentou ainda como destaque as músicas "Mantendo Aparências" (Cláudia Barroso), "Ninguém é De Ninguém" (Umberto Silva, Toso Gomes e Luis Mergulhão), "Boa Amiga (Conselho)" (Anastácia), "Meu Dilema" (Anastácia e Dominguinhos), "Bobagem" (Isolda e Milton Carlos), "Minha Culpa" (Leal Brito 'Britinho' e Fernando César), "Envolvido Em Tempestade" (Marcos Wagner), "Com Quem Fica Nosso Filho" (Wilson FalcãoPortinho), "Homem Por Homem" (Evaldo Barreto), "Essas Moças" (Marcos Wagner) e "Mentiroso" (Valentino Guzzo e Laerte Freire).

Em 1978, gravou o LP "Conselho" que teve como destaque duas composições de sua autoria, "Deixe Meu Marido Em Paz" e "Nossos Filhos Não Pediram Pra Nascer". As outras músicas do disco foram, "Mentiroso" (Valentino Guzzo e Laerte Freire), "Quem Você Pensa Que É" (Elizabeth), "Amor Proibido" (Anastácia e Dominguinhos), "Casamento Fracassado" (Carlos Bonani), "O Homem Que Eu Amo" (Chico Xavier), "O Vento Levou" (Humberto Silva e Motta), "Conselho" (Carlos Bonani), "Pedaço De Papel" (Anastácia), "Amor Fracassado" (Juvenal Lopes) e "Nem a Morte Nos Separa" (Portinho e Osmar Navarro).


Em 1979, lançou LP com as músicas "Status" (Cláudia Barroso e S. A. Hanna), "Porta Arrombada" (Cláudia Barroso e Glauco), além de cinco versões das músicas latinas "Abraça-me" (Julio Iglesias e Ferro), versão de C. Santos, "Espinho (Espinita)" (Nico Jimenez e Walter José), "A Carta" (J. Nobre e A. do Valle), versão de Mourão Filho, "Canção Da Alma (Cancion Del Alma)" (R. Hernandez), versão de Jean Pierre, e "Maldito Amor (Ilusion Passajera)" (M. A. Solis), versão de Cleide Dalto. O disco ainda apresentou as canções "Comentários" (Rivelindo, Jean Pierre e Leon), "Graças a Deus" (Anastácia) e "Eu Não Sou Robot" (José Lisboa).

Em 1980, lançou seu último disco pela gravadora Continental no qual interpretou as canções "A Fase" (Elizabeth e Sérgio Bittencourt), "A Outra" (Geraldo Cunha), "O Silêncio (Il Silenzio)" (G. Brezza e N. Rosso), versão de Fred Jorge, "Eu Te Perdi" (Umberto Silva, Motta Vieira e Ozires de Mello), "É De Pedra Seu Coração" (Antoninho Santos), "Amor Na Tarde" (Anastácia), "Tire Seu Galo Da Rinha" (Anastácia), "Minha Sombra é Você" (Mário Zan e Messias Garcia), "Haja o Que Houver" (Fernando César e Nazareno de Brito), "Tudo Ou Nada" (Fernando César), além de duas versões suas para músicas de Armando Manzanero, "Pra Você e Para Mim (Para Ti y Para Mi)" e "Foi Uma Vez (Fue Uma Vez)".

Em 1981, a Continental lançou a coletânea "Disco de Ouro - Cláudia Barroso" reunindo 14 sucessos gravados por ela, "A Vida é Mesmo Assim", "Por Deus Eu Juro", "Vai Não Te Quero Mais", "Deixa Meu Marido Em Paz (Não Perca Seu Tempo)", "Mantendo Aparências", "Nossos Filhos Não Pediram Pra Nascer", "Noturno", "Quem Mandou Você Errar", "Amor Querido", "Vai Chorar Muito Mais", "Como Acabou Não Sei", "Estou Cansada", "Não Quero Mais Ouvir Falar Teu Nome" e "Aliança Devolvida".

No começo da década de 1980, passou alguns anos sem gravar. Retornou aos estúdios em 1986, quando lançou LP pela gravadora 3M interpretando as músicas "O Gavião" (Carlos Santorelli), "Deixa Que Eu Te Ame" (Hyran Garcete e Pepe Ávila), "A Minha Prece De Amor" (Silvio César), "Tira a Aliança Do Dedo" (Meirecler), "Ausência" (Sebastião Silva e Ivan Pires), "Jogo Sujo" (Carlos Colla), "Nós Dois" (Ed Wilson e Carlos Colla), "Salva-me Querido" (José Raul Valença e Manoel Valença), "Batendo Boca" (Cláudia Barroso) e "Meu Ídolo" (Voltaire e Neuber).

Até o final dos anos 80, período de seu maior sucesso, teve gravações incluídas em mais de 20 coletâneas. A partir da década de 90, sua carreira perdeu prestígio e ela passou a aparecer menos.

Em 1995, a Warner lançou o disco "Dose Dupla", contendo alguns de seus sucessos como "A Vida é Assim Mesmo" (Cláudia Barroso), "Quem Mandou Você Errar" (Cláudia Barroso), "Pra Que Chorar" (José Ricardo), "Rotina Do Amor" (Jota Domingos) e "Resposta Da Carta" (Anastácia e Dominguinhos).

Em 2000, gravou um CD ao vivo, pela gravadora CID. O disco visitou vários clássicos da MPB, como "Lama" (Ailce Chaves e Paulo Marques), "Quem Eu Quero Não Me Quer" (Raul Sampaio), "Tortura De Amor" (Waldick Soriano), além de outros como "Fracasso", "Poema", "Quase" e "Devolvi".

Em 2007, apresentou-se na Praça Independência na cidade de Corumbá durante os festejos pelo 229º aniversário de fundação da cidade.

Em 2008, em plena atividade, com a voz impecável, continuou apresentando shows por todo o Brasil, sempre encontrando o prestígio do público.


Por seu talento, a cantora mereceu do maestro Portinho a seguinte crítica:

"Um dia, na década de 60, eu estava em São Paulo com o Mário Duarte, na época, diretor artístico da Rádio Nacional de São Paulo e da Fermata-RGE, e este me convidou para tomarmos um aperitivo numa boate na Alameda Nothumann. Quando chegamos, fomos atendidos, e logo, a moça que estava com o conjunto passou a cantar. Acho que foi uma das coisas mais lindas que presenciei durante a minha carreira musical. Eu fiquei encantado com a Cláudia Barroso. Não só eu, também o Mário. A partir do momento em que ela começou a cantar, não vimos mais nada...
Naquela época a Cláudia não cantava apenas boleros e, naquela noite, ela procurou mostrar toda sua versatilidade, cantando também em inglês, italiano, espanhol e francês. Quando terminou o show, Cláudia chegou até nossa mesa e o Mário me disse:
'Esta é a talentosa Cláudia Barroso. Eu a quero a seu lado maestro. Convido-a para amanhã, ou dentro do mais breve possível, comparecer aos escritórios da Fermata-RGE para assinar um contrato conosco'.
Emocionadíssima, ela aceitou e já no dia seguinte, estava assinando um contrato. Logo em seguida, tratamos de selecionar seu repertório. O que eu posso dizer de Cláudia Barroso? Só posso elogiá-la. Como já disse antes, é uma cantora muito versátil, desembaraçada. Sabe o que quer e exige, e com muita razão. Porque é uma das maiores cantoras, não só do Brasil, é uma das maiores cantoras contemporâneas. Tem uma voz privilegiada, bonita, eu diria que ela não é soprano nem contralto, é um mesclado das duas coisas. Tem um grave cheio, sabe dizer as palavras, tem uma dicção perfeita e canta, com facilidade, qualquer gênero popular. Não há dificuldade em nada para Cláudia Barroso.
Outra coisa que me agrada em Cláudia Barroso é a sua amizade e compreensão com os músicos quando está no estúdio de gravação. Quando está elaborando o trabalho de base, ela procura fazer o melhor ambiente possível. Procura, então, conversar com os músicos, nos intervalos, conta algumas novidades. Ela gosta de trabalhar em equipe. Em sua opinião, os músicos, maestros, técnicos, produtores e divulgadores formam um todo, e que só esse todo pode proporcionar o futuro sucesso. Ela crê e diz francamente:
'Eu amo todos vocês, porque são um todo. Meu disco é um todo. Obrigada!'
Há muitos anos eu acompanho a carreira de Cláudia Barroso, e noto que, a cada disco, ela procura aprimorar a sua interpretação, que já era magistral."

Morte

Cláudia Barroso morreu às 06:00 hs de sexta-feira, 09/10/2015, aos 83 anos, em Fortaleza, CE, onde morava. A artista estava internada há 15 dias com problemas circulatórios e não resistiu. O velório ocorreu no Cemitério Jardim Metropolitano, na cidade de Eusébio, CE. O enterro ocorreu no sábado, 10/10/2015, às 10:00 hs, no mesmo local.


Discografia

  • 2000 - Popularidade (Warner Music)
  • 2000 - A Vida é Assim Mesmo - Ao Vivo (CID)
  • 1997 - Cláudia Barroso (RGE/Fermata)
  • 1996 - Eles e Elas - Cláudia Barroso e Lindomar Castilho (Warner Music)
  • 1995 - Dose Dupla - Cláudia Barroso e Waldick Soriano (Warner Music)
  • 1988 - Se Deus Me Ouvisse (Phonodisc)
  • 1986 - Cláudia Barroso (3M)
  • 1981 - Disco de Ouro - Cláudia Barroso (Continental)
  • 1980 - Cláudia Barroso (Continental)
  • 1979 - Cláudia Barroso (Continental)
  • 1978 - Conselho (Continental)
  • 1977 - Cara e Coragem (Continental)
  • 1976 - Cláudia Barroso (Continental)
  • 1975 - Cláudia Barroso (Continental)
  • 1974 - Cláudia Barroso (Continental)
  • 1974 - Cláudia Barroso (Continental)
  • 1973 - Cláudia Barroso (Continental)
  • 1973 - Cláudia Barroso (Continental)
  • 1972 - Cláudia Barroso (Continental)
  • 1972 - Claudia Barroso (Continental)
  • 1971 - O Amor Me Chama (Premier/RGE)
  • 1971 - Claudia Barroso (Continental)
  • 1967 - Cláudia Barroso (Fermata)
  • 1962 - Fica Comigo Essa Noite / Não, Eu Não Vou Ter Saudade (Odeon)

Indicação: Miguel Sampaio

Fernando Bonini

FERNANDO ANTÔNIO BONINI DA SILVA
(50 anos)
Desenhista e Quadrinista

☼ Niterói, RJ (17/09/1955)
┼ Valinhos, SP (08/10/2005)

(Por Bruno Machado - Edição U-turn - Dezembro de 2011)

Fernando Bonini, de nome completo Fernando Antônio Bonini da Silva, foi um criador de histórias em quadrinhos brasileiro. Fernando Bonini se tornou conhecido por ter sido um dos principais desenhistas de Zé Carioca e Urtigão.

Franco de Rosa entra no estreito quarto de pensão que recebeu seu último hóspede há pouco mais de quatro meses. A cama está desfeita, o lençol amarrotado pela última noite de sono. "Foi-se tranqüilo", pesaria ele seis anos depois, de frente para mim, em uma cafeteria no Centro. Certamente, seu velho amigo desenhista vagara por ali, algumas décadas antes. Recolhe alguns objetos pessoais que, no momento, não se recorda quais são e deixa o pequeno aposento.

Apesar de tanto em comum, Franco de Rosa é sincero: diz não ter grandes saudades do amigo, em parte por conta de sua melancolia. Lembra-se dele, sorridente entre outros cartunistas, nas mesas de bar. Sempre com o copo a mão, para que não bebessem da sua cerveja. Em outros momentos, entregava-se a uma tristeza profunda, esmurrava paredes, amassava desenhos. Mas não era agressivo com os outros. Franco de Rosa, inclusive, confessa que Fernando Bonini chegava a apanhar da mulher. Eles dois, inclusive, chegaram a dividir a mesma mulher: Fernando Bonini se casou, certa vez, com a ex-esposa de Franco e Rosa.

O que sobrou de sua tragicômica existência - bonequinhos de durepoxi e presentes recebidos pelo aniversário de 50 anos, recém-completos - está guardado em uma caixa de sapatos num apartamento na Avenida São Luís. O apartamento do editor e desenhista Franco de Rosa, com quem converso, a poucos metros de sua casa, entre uma e outra xícara de café. É um sábado ensolarado e frio, e poderia muito bem lembrar o dia em que Fernando Bonini foi enterrado, há seis anos, em Valinhos, no interior de São Paulo. A conversa por vezes não flui de maneira elucidativa: mesmo Franco, que conviveu com Fernando Bonini por tantos anos às vezes não parece atravessar o simples esboço desse rosto fluminense estreito, de poucas fotos, o farto bigode, sotaque da baixada, chiados nervosos herdados de Niterói.

Foram amigos e por muitas vezes, colegas de trabalho. Fizeram parcerias e tiveram vidas ligadas por coincidências - das quais Franco se lembra com alegria, mas sem sentimentalismo. Filho de um homem que se alternara e se desdobrara em diversas profissões, como barbeiro e palhaço, Fernando Bonini cresceu vendo os filmes de Jerry Lewis, de quem tiraria muito de sua inspiração para criar histórias. Muitas das situações que viveu também lembrariam muito os esquetes do comediante americano.

Em São Paulo, Franco de Rosa e Fernando Bonini foram vizinhos na infância, mas nunca souberam disso. Embora morassem um em frente ao outro, numa rua da pacata Santana, jamais jogaram bola juntos na rua e estudaram em escolas separadas. Dois completos estranhos, com uma paixão em comum, e que ainda se esbarrariam um punhado de vezes pela vida dos estúdios de quadrinhos.

Fernando Bonini tinha 15 anos quando foi descoberto por Primaggio Mantovi, que chegara ao Brasil com a derrota italiana na Guerra. Primaggio Mantovi era o mentor, Fernando Bonini o assistente de arte. Na extinta Rio Gráfica Editorial (RGE), desenhou tirinhas do "Recruta Zero" e do "Sacarrolha". Nessa época, ele ainda trabalhou com outros importantes nomes como Walmir AmaralGutenberg Monteiro e Evaldo.

Era início da década de 70, e fazia pouco mais de uma década que o desenho havia se instalado profissionalmente no país, graças às agências de publicidade e aos estúdios de Histórias em Quadrinhos, importadas diretamente dos Estados Unidos.  A função dos desenhistas brasileiros, nessa época, reduzia-se a fazer o que Franco chama de decoração: finalizar cada quadrinho, fazer pequenas adaptações para o público brasileiro. A produção nacional ainda era bastante incipiente, o que mudaria na década seguinte com artistas sedentos por mostrar um trabalho de cunho mais autoral e até experimental. Fernando Bonini era um desses artistas.

Foi na revista "Spektro" que Fernando Bonini  mostrou seus primeiros trabalhos autorais. Era final dos anos 70, quando surgiram seus personagens de traços duros, verticais, de queixos sempre muito grandes em histórias de terror e erotismo. A revista durou até 1982 com histórias que versavam sobre anjos, macumbas, demônios e encontros sexuais sobrenaturais.

Como todo desenhista, produzia melhor pela manhã, mas muitas vezes passava também a madrugada rabiscando originais.  Quando terminava uma história, dava-se férias de dois a três dias. Raramente escrevia um roteiro quadro-a-quadro de suas histórias. Simplesmente pegava a folha em branco com um rascunho mental do que iria fazer. Dali saíam os desenhos e a narrativa, sem qualquer organização formal prévia.

Os tempos de "Spektro", contudo, não duraram muito. Na verdade, Fernando Bonini não parava quieto em nenhum emprego. "Ele não queria ser funcionário, queria liberdade!", brinca Franco. Mal sabia ele que, anos depois, essa liberdade encontraria seu paroxismo nas ruas de São Paulo.

Com o fim de Riograf e da Vecchi, um novo pólo do desenho se instalou no país, no começo da nova década. Curitiba é a capital dos novos sonhos dos artistas de quadrinhos do país: a Grafipar, que anteriormente apenas publicava livros decidiu entrar no ramo. Para tanto, decidiu convocar um verdadeiro time de talentos que se estabeleceu nos limites da capital paranaense. Morando contiguamente, formaram o que se chamou na época de Vila dos Desenhistas. Eram Gustavo Machado - com quem Fernando Bonini dividia a moradia -, o próprio Franco de Rosa, Itamar Gonçalves, Watson Portela e Claudio Seto, este último, conhecido como o pioneiro do mangá no Brasil.

Ao que parece, a década de 80, a década perdida, parece ter sido a mais memorável de Fernando Bonini. É quando seu talento parece florescer, quando surgem seus melhores trabalhos e histórias. Um ser humano e um artista que atinge sua maturidade e se prepara para o declínio, pessoal e profissional.

Franco de Rosa se lembra com certa saudade dessa época, e numa frase solta, como se ligasse as pontas do passado e do presente, reitera: "Hoje nossos filhos são amigos. O filho dele vive por aí, é tatuador".

É nessa época que a faceta humorística de Fernando Bonini apareceu. Sua própria vida se revestiu de um tom de paródia rocambolesca, que se refletiu nos seus trabalhos posteriores, marcados pelo duplo-sentido, pelo quadrinho que mescla o erótico com o engraçado, com a situação absurda, com o humor de Lewis e seus filmes preto e branco.

Empilham-se as histórias cômicas deste período, e é dele que Franco de Rosa tem a imagem que se cristalizou na sua memória: o Fernando Bonini falante, rodeado de desenhistas, copo em punho para que os outros não tomassem da sua cerveja; a imagem de repente toma outra cor, e o artista torna-se introspectivo, com uma forte tendência para a contemplação melancólica da vida.

A cabeça de Fernando Bonini doía em mais de um lugar quando acordou na enfermaria do clube. Mal passara a dor e o sangue parara de lhe descer testa abaixo, quando deram com ele deitado na maca. Estendia olhares sedutores à enfermeira, acanhada ante o carinho que ganhava no pulso. Calculara mal o salto na piscina e dera com a cabeça no azulejo.

Fora algumas noites depois que chegou bêbado em casa na companhia de duas mulheres. Os vizinhos se constrangeram com a algazarra noturna. O som de algo que se despedaça na noite assombrada da Curitiba oitentista: Fernando Bonini acorda com a prancheta quebrada e um prejuízo em dinheiro. Levar mulheres pra casa? Nunca mais. Ou até a semana seguinte. Até recuperar o dinheiro que duas prostitutas roubaram.

Dorme em qualquer lugar.  Às vezes esquece onde mora, urina na rua. Não tem dinheiro para subir num ônibus, muito menos para apanhar o táxi. A cidade dorme deserta a noite fria, enquanto Fernando Bonini atravessa a rua. Não sabe se dorme, se sonha, se delira, mas dois olhos grandes o chamaram do outro lado. Um estranho parece requerer sua ajuda. A ficarem a dois palmos de distância, a revelação.

No dia seguinte, como explicar aos amigos? Perdeu o dinheiro, as chaves de casa. Limparam-lhe a carteira. Tinha algo nas mãos de certo, mas não conseguiria lembrar do que se tratava. A probabilidade de ter sido assaltado com um revólver, uma faca, uma colher ou um dedo é a mesma.

Risadas, risadas e mais risadas de um jovem grupo de desenhistas. Os anos 80 ardem-lhe feito febre, o talento doado ao desenho, ao rabisco, a música alta, a cerveja. A menina de muletas lhe chama a atenção. Ela está esquecida num canto da boite barulhenta e melancólica. A cabeça nas nuvens, a perna bamba. A perna dele, a perna dela. A noite inteira foi em vão, o esforço hercúleo. Ouviu apenas um monótono e sequenciado não. As pernas parecem feitas de borracha mole, prontas para se desafazerem-se no chão.  Foi-se o dinheiro das bebidas, os xavecos vencidos, repetidos, a conversa sem sentido, os sorrisos, as muletas. Tentaria mais uma vez, mas ela parece querer ir embora. Que ideia, sair à noite de muletas.  Não conseguira um beijo ou mesmo um abraço. Como ela poderia abraçar-lhe se mal consegue parar no chão sem precisar se apoiar em algo ou alguém? Na hora da saída, Fernando Bonini não resiste, e numa cena de Jerry Lewis, atrapalhado, gag de cinema, Moe Larry Curly,  risadas de auditório, esbarra nas muletas. A garota vai ao chão.

Fernando Benini foi assaltado incontáveis vezes e ser assaltado não era novidade. Rabiscos, nanquim, papéis pelo chão. Contando trocados. Todos os bares de Curitiba devem conhecer-lhe o nome. Recebe e mal vê o dinheiro. Centavo por centavo que se esvai em bebidas.

Não tardou para que a crise econômica que assolou o mundo chegasse à fria capital curitibana. Foram apenas quatro anos, mas dos mais intensos. Com o fim da Grafipar, chega ao fim também a Vila dos Desenhistas.

De volta a São Paulo, Fernando Bonini e Franco de Rosa parecem sentir no ar que os tempos são outros.  Mas a sorte lhes acena. Pois há empregos. Há desenhos, quadrinhos e revistas surgindo por toda parte. Há de se respirar aliviado, por que não?

É 1987, os títulos estrangeiros, sobretudo da Disney, convivem relativamente bem com a produção nacional de "Sérgio Mallandro", "Os Trapalhões" e "A Turma da Mônica". Embora os tempos sejam mais serenos, seu medo se realiza: Fernando Bonini se torna um funcionário. Pelos próximos anos ele permanecerá na Editora Abril, onde se tornará célebre por ser um principal desenhista dos quadrinhos do "Zé Carioca". Dessa época também são produções que nunca chegaram ao público, outras foram incineradas.

Nesse momento, a memória de Franco de Rosa borra-se de outros momentos, mas ainda é possível recuperar a memória de Fernando Bonini. Em termos. Seria a bebida, a rotina pálida, o peso da vida - uma soma dos três, quem sabe, que fez o desenhista abandonar uma vida que começava a se estruturar e trocá-la pela liberdade... das ruas? Se sua produção nessa época jamais se igualaria, e se ele parecia um artista bem-sucedido, por que largou tudo? Tais perguntas, provavelmente, jamais terão uma resposta satisfatória. Os murros nas paredes, o nervosismo, os episódios de depressão.

O que importa é que no final de 1998, Fernando Bonini passou a existir nas ruas de São Paulo. Chegou a morar dentro de um Fiat sem rodas, que certa vez foi lançado barranco abaixo. Desertas, à noite, as ruas de São Paulo têm regras e donos.

Exausto de tanto andar, novamente não sabe se dorme, se sonha, se delira. Desta vez, não vai até os grandes olhos que divisara do outro lado da rua: foge deles, e há algumas horas. Não saberia calcular o quanto já andara, mas as pernas doem e tudo que quer é um lugar quente para dormir. Mas a perseguição persiste por mais algumas horas. Seu inimigo parece onipresente nas sombras dos edifícios.

Se olhasse para o seu futuro, naquela noite, como em qualquer outra, não saberia dizer. Mas naquela noite tudo parecia pior. É como se andasse nos limites dos domínios da morte. A cidade, como um tabuleiro de xadrez, minunciosamente dividida entre seres invisíveis, seres que como ratos deixavam suas alcovas secretas, subterrâneas para reinar entre a sarjeta e o cheiro de mijo.

Na outra noite, acordara com os pés roxos e doídos. Doidos, haviam roubado-lhe os bens mais preciosos: um par de rotas meias. Houvera o cuidado de lhe devolver os não menos puídos sapatos aos pés, mas ainda era pouco contra o frio. Calor, ainda havia um pouco nos corações mendigos, mais do que num par de pés sujos.

Descalço, naquela noite era a presa. Ofegava entre becos, entre luzes amarelas. Nove de Julho, República, Maria Paula, São Luís - talvez aqui mesmo, onde ocorre esse diálogo, entre colunas de fumaça de cigarros e café - entre uma vitrine e outra, ele parou exausto. De repente os olhos, como dois faróis na noite se apagaram. Deixou-se apagar, não obstante alerta. O coração saindo pela boca. Mesmo os fortes caem no sono e, muitas vezes, falham.

Acorda do que parece ser um pesadelo para mergulhar em outro. Os faróis agora estão em seus olhos. Quentes e grandes, não apenas menos assustadores que o sorriso desdentado que os emoldura. A enfermeira ri, todos riem. Calculou mal o salto. Sangue. Uma mão de unhas imundas, um cano. A visão parece falha. A cabeça dói. Levanta e caminha, persiste na fuga, e mesmo que morto, vai sobreviver. E sobrevive.

Foi em 2000 que uma voz fraca pediu ajuda do outro lado do telefone. Franco de Rosa retirou o amigo de longa data da rua e deu-lhe novo emprego. Dessa época surgem os trabalhos para a editora Opera Graphica. Franco de Rosa me confessa que são trabalhos bons, e não raro, volumosos. Histórias longas, histórias de caráter quase confessional, um expurgo do sofrimento que aprendeu e arrancou do asfalto. Entre outras histórias mais comerciais, Fernando Bonini passa a desenhar quadrinhos do "Rei Leão" e do "Pica-Pau" para estúdios independentes. Os quadrinhos eróticos, verdadeira obsessão de Franco de Rosa, e um dos talentos de Fernando Bonini perde aceitação de mercado. O jeito é desenhar e escrever para crianças.

Mas novamente Fernando Bonini nos impõe um enigma, pois não tarda a voltar para a rua. Outra ligação, agora de um vizinho, informa Franco de Rosa que ele deixou o estúdio onde vivia provisoriamente. Os seus esforços em manter a cabeça do amigo livre dos fantasmas do asfalto falharam.

Mais um ano na rua, outro hiato na amizade entre Fernando Bonini e Franco de Rosa. Pouco se sabe desse período. Sabe-se, no entanto, que Fernando Bonini chegou a buscar ajuda espiritual, e numa de suas aventuras, embarcou numa viagem com uma seita messiânica até uma região qualquer. Meio do mato. Batida policial, pastores presos. Tráfico de drogas. Perdido no mundo.

Doente, desnutrido, cego de um olho - resultado de uma pancada na cabeça -, passou a vagar por Jacareí, também no interior de São Paulo, onde eventualmente conseguia comida e tomava banho em postos de gasolina. Foi novamente por telefone que pediu ajuda ao amigo pela última vez. Estava internado num hospital, e precisava de alguém que o tirasse de lá.

Franco de Rosa mais uma vez fez pelo amigo, instalando-o numa pensão em Valinhos, onde não permaneceu muito tempo. Não muito antes de morrer, fez seus últimos trabalhos, redesenhos, uma história de cangaceiros no estilo Disney, que importava? Parecia trabalhar quase que automaticamente no seu pequeno quartinho. Vida modesta, sem álcool, abstinência. Desgostoso com o rumo que tudo tomara? Talvez. Talvez pensasse no pai, palhaço e barbeiro. Não fosse desenhista, seria barbeiro, dizia. E de alguma forma, foi palhaço, imitando Jerry Lewis, os Três Patetas, fã de Chaves,  avesso ao rádio. A música o punha triste.

Das histórias que fez, a que Franco de Rosa guarda com mais entusiasmo é a do "Zé Mandioca". Paródia do quadrinho que tornou Fernando Bonini célebre - basta procurá-lo no Google, é assim que a História parece querê-lo, como o principal desenhista do "Zé Carioca" -, são histórias de um papagaio anão que se mete em problemas devido ao pênis muito grande.  Ao que parece, Fernando Bonini só desenhou duas das três histórias que existem. Da última, só há um roteiro.

Da última vez que Franco de Rosa viu Fernando Bonini, foi na noite anterior à morte. Ele parecia bem e há poucos dias havia ganhado sua festa de aniversário de 50 anos. Ganhou presentes numa festinha triste. Sua debilidade ainda era visível. As noites frias nas ruas de Jacareí, sem comida, diriam. Pobre coitado.

No dia da morte, saiu para tomar um café. Voltou e deitou-se na cama. Parece ter falecido no sono. O coração não resistiu. O coração que viveu uma infância quase nômade, os loucos anos 80 curitibanos e o inferno das ruas paulistanas. Fernando Bonini dormia em paz. Com o dinheiro que conseguiu, dos últimos trabalhos, chegou inclusive a pagar o próprio funeral, do qual participaram poucas pessoas.

Era dia ensolarado e Franco de Rosa fechou a porta do pequeno quartinho pela última vez. Levava consigo alguns objetos, que depositou no caixão do amigo. Lembra-se com carinho de quando, em Curitiba, o amigo chamou um policial loiro de polaca, e não fossem apartados, teria sido preso. Mas os murros nas paredes, a angústia e a dor que Fernando Bonini experimentou talvez indicasse aos mais indiferentes, aqueles que só dele recordavam sorridente, o copo em mãos, o bigode farto contra um rosto estreito, que era estava preso em vida, e nas ruas buscava a liberdade da solidão. Em vão.

Vai ver a morte o seduziu com suas promessas de liberdade e ele assim resolveu segui-la. Com sorriso na cara e os trejeitos de Jerry Lewis.

Fernando Bonini faleceu num sábado, dia 08/10/2005, vítima de um ataque cardíaco, aos 50 anos de idade.. Foi enterrado em Valinhos, no interior do Estado de São Paulo, localidade que residia nos últimos anos.


Desenho à lápis de Fernando Bonini
Obras
  • Desenhou histórias para a Editora Vecchi na revista "Sobrenatural" ("A Namorada do Julinho", "Roupas do Outro Mundo" e "O Melhor Pastel da Cidade").
  • Desenhou histórias eróticas para a Grafipar.
  • Para a Abril trabalhou nas publicações "Gugu", "Os Trapalhões", "Urtigão", "Recruta Zero" e "Sítio do Pica-Pau Amarelo".
  • Em 2002, "Os Exterminadores Sem Futuro", na Opera Graphica.
  • "Álbum Luciano", escrito por Primaggio Mantovi e publicado pela Via Lettera.


Fonte: Revista Babel

Tatiana Ivanovici

TATIANA IVANOVICI
(36 anos)
Jornalista e Articuladora Cultural

☼ Mogi das Cruzes, SP (1979)
┼ São Paulo, SP (10/06/2015)

Tatiana Ivanovici era uma jovem jornalista, nascida na periferia de São Paulo. Empreendedora, idealizou a Rede DoLadoDeCá e o site Do Lado De Cá que reúne todas as informações culturais da quebrada, sendo a primeira plataforma de comunicação das classes populares para as classes populares.

Tatiana Ivanovici era ávida conhecedora dos becos e vielas. Pós graduada na rua, virou jornalista e descreveu, como pouquíssimos, a periferia. Sem glamorizarão, sem frescura, meteu muito o pé na lama pra contar as histórias da favela e com o mesmo boot fez muita reunião com engravatado pra traduzir a língua das quebradas. Ela era conhecida por sua atuação focada na cultura jovem, urbana, música e todo o cenário efervescente das periferias do Brasil. Foi figura importante para o rap nacional, para o jornalismo e para o mercado de consumo.

Nascida em Mogi das Cruzes, SP, em sua própria biografia, Tati, como era chamada pelos amigos e conhecidos, se descrevia como alguém que escolheu viver não apenas para si, mas para as pessoas que viviam ao seu redor. E assim o fez. "Eu já vim do não, não tenho nada a perder", disse em entrevista ao site da Revista TPM em 2013.

Tatiana Ivanovici partiu assustadoramente cedo e de forma abrupta, mas deixou o legado de um dos primeiros veículos de comunicação do país voltados exclusivamente à periferia. O site DoLadodeCá, em alusão à música do Racionais MC's, mostrou, durante os anos em atividade, desde 2010, que o mundo é realmente diferente da ponte pra cá.


"No portal são divulgados talentos e iniciativas culturais que são frutos do celeiro que a periferia se tornou, além de assuntos que dizem respeito ao cotidiano e ao universo do entretenimento popular", dizia Tati, na descrição contida no site.

Tatiana Ivanovici é considerada pelo mercado de comunicação como insider das comunidades, mas com a visão clara sobre as necessidades das marcas. Na própria história, mesmo breve, mostrou, desde cedo, garra e determinação, o que chamou a atenção do jornalista Gilberto Dimenstein e passou pelo Projeto Aprendiz, onde ganhou a alcunha de "Aprendiz-Problema", por querer fazer várias coisas ao mesmo tempo. Trabalhou também em diversos veículos de comunicação como MTV, onde dirigiu o "Yo! MTV", voltado ao hip-hop, TV Futura e Folha de S.Paulo.

"Você não escolhe onde nasce, mas escolhe o que vai fazer da sua vida!"
(Tatiana Ivanovici)

"Jornalista de formação e articuladora cultural, trabalhei em diversos veículos de comunicação como TVs, jornais e revistas, onde minha atuação sempre foi focada em cultura jovem, urbana, música e todo cenário efervescente das periferias do Brasil. Agora desenvolvo o DoLadoDeCá, um portal onde são divulgados os talentos e iniciativas culturais que são frutos do celeiro que a periferia se tornou, além de assuntos que dizem respeito ao cotidiano e ao universo do entretenimento popular."
(Tatiana Ivanovici)

Morte

Tatiana Ivanovici faleceu na quarta-feira, 10/06/2015, aos 36 anos, vítima de um câncer silencioso e rápido no pâncreas com o qual já lutava. Muitos artistas e colegas como Criolo e Emicida, por exemplo, utilizaram as redes sociais para prestar suas condolências à jornalista.

Carlos Manga

JOSÉ CARLOS ARANHA MANGA
(87 anos)
Montador, Roteirista e Diretor de Cinema e TV

☼ Rio de Janeiro, RJ (06/01/1928)
┼ Rio de Janeiro, RJ (17/09/2015)

José Carlos Aranha Manga foi um montador, roteirista e diretor de cinema e televisão brasileiro. Carlos Manga inovou a comédia e a sátira no cinema brasileiro. Filho do advogado Américo Rodrigues Manga e de Maria Isabel AranhaJosé Carlos Aranha Manga nasceu em 06/01/1928, no Rio de Janeiro.

Começou a trabalhar como bancário, porém sua paixão pelo cinema. Essa paixão o levou para a Atlântida Cinematográfica, através do ator Cyll Farney que integrava o primeiro time da companhia. Na ocasião, foi contratado pela Atlântida, para trabalhar no setor de almoxarifado, e abandonou o curso de direito no segundo ano. Mas aos poucos foi aprendendo o ofício e galgando posições. De contra-regra, passou a assistente de montagem e de direção. Por volta de 1951, atuou como diretor musical em filmes da Atlântida, o que o qualificou para a sua primeira empreitada como diretor.

Seu nome artístico, Carlos Manga, foi sugerido pelo então presidente da companhia, Luiz Severiano Ribeiro Júnior.

Junto com Watson Macedo, foi um dos principais diretores do período de ouro, os anos 50, da Atlântida, onde esteve à frente de clássicos da chanchada como "Nem Sansão Nem Dalila" (1954), "Matar Ou Correr" (1954) e "O Homem do Sputnik" (1959). Fez sua estreia, inclusive, em um filme produzido em 1952 pela antiga companhia, e dirigido por José Carlos Burle, "Carnaval Atlântida" (1952). Na época, foi responsável por dirigir os números musicais.

Ao todo, Carlos Manga dirigiu 32 filmes. O primeiro deles, ainda na Atlântida, foi "A Dupla Do Barulho", em 1953. No elenco, além de Oscarito e Grande Otelo, os grandes astros da época, nomes como Wilson Grey, Fregolente, entre outros.

Do Cinema Para a Televisão

Começou a trabalhar na televisão no início dos anos 1960, a convite de Chico Anysio, na antiga TV Rio. Estreou dirigindo o programa "O Riso é o Limite", depois passou por "Noites Cariocas", "Agora é Que São Elas", entre muitos outros. Ainda naquela emissora, foi o responsável, junto com o técnico Marcelo Barbosa, pela primeira edição em videotape da televisão brasileira, feita para o humorístico "Chico City", em 1961. Ainda no início da década de 1960, começou a trabalhar também com publicidade, atividade que desempenharia ao longo de toda a sua carreira no cinema e na televisão.

Contratado pela TV Excelsior, onde chegaria a ser o diretor geral, dirigiu programas importantes, como o musical "Times Square", "Vovô Deville", "A Cidade Se Diverte", "Dois No Balança", "My Fair Lady", entre outros.

Carlos Manga trabalhou também na TV Record de São Paulo, no final da década de 1960, ao lado de profissionais renomados como o produtor Nilton Travesso, o editor Paulo de Carvalho, o escritor Manoel Carlos e o humorista Jô Soares. Ainda na TV Record, criou programas como "Preto No Branco" e "Quem Tem Medo da Verdade?", além de participar das edições do Prêmio Roquette Pinto, sobretudo a de 1968, quando se apresentou imitando o cantor norte-americano Al Johnson, devidamente caracterizado.

No início dos anos 1970, Carlos Manga morou na Itália, onde conheceu a Cinecittá e trabalhou com seu grande ídolo, o diretor de cinema Federico Fellini. De volta ao Brasil, em 1974, escreveu, produziu e dirigiu o longa-metragem "O Marginal", estrelado por Darlene Glória e Tarcísio Meira, inspirado nos métodos de direção aprendidos com Federico Fellini. Em seguida, ainda em 1974, Carlos Manga escreveu e dirigiu "Assim Era Atlântida", em que contou com a assistência de direção de um iniciante promissor, Silvio de Abreu.

Em 1980, também convidado por Chico Anysio, foi contratado pela TV Globo, onde dirigiu a segunda versão do humorístico "Chico City". Ainda na linha de humor da emissora, Carlos Manga dirigiu também "Os Trapalhões", na fase de maior sucesso do programa. Seu último trabalho no cinema seria ao lado deles, no filme "Os Trapalhões e o Rei do Futebol" (1986), que contou com a participação especial de Édson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Minisséries: Grandes Produções

Na década de 1990, já como diretor artístico de minisséries da TV Globo, Carlos Manga foi responsável por grandes produções da teledramaturgia brasileira, como "Agosto" (1993), "Memorial De Maria Moura" (1994), protagonizada por Glória Pires, e "Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados" (1995), adaptação da obra clássica de Nelson Rodrigues, com Cláudia Raia no papel principal.

Carlos Manga dirigiu ainda "A Madona De Cedro" (1994), adaptada por Walther Negrão a partir do romance homônimo de Antônio Callado, "Incidente em Antares" (1994), baseada na obra de Érico Verissimo, e "Decadência" (1995), de Dias Gomes.

Além das minisséries, Carlos Manga tornou-se diretor de núcleo e foi responsável pela produção de duas novelas na TV Globo. A primeira foi o remake de "Anjo Mau" (1997), escrita originalmente por Cassiano Gabus Mendes em 1976 e adaptada por Maria Adelaide Amaral, com a atriz Glória Pires no papel da vilã Nice. A segunda novela foi "Torre de Babel" (1998), de Sílvio de Abreu, que teve no elenco grandes astros e estrelas da emissora, como Tarcísio Meira, Glória Menezes, Edson Celulari, Cláudia Raia, Tony Ramos, entre outros.

No final dos anos 1990, após a experiência com a teledramaturgia e o êxito que suas obras obtiveram, Carlos Manga voltou a trabalhar com a linha de shows, na qual iniciara sua carreira, cerca de quarenta anos antes. Nessa linha, dirigiu desde programas de auditório, como o "Domingão do Faustão" (1989), seriados, como "Sandy & Junior" (1999) e "Sítio do Pica-Pau Amarelo" (2001).

Carlos Manga iniciou os anos 2000 trabalhando como diretor artístico do "Zorra Total" (1999), que reúne diversos humoristas da emissora. Em 2004, voltou a trabalhar como diretor artístico em uma minissérie da TV Globo.

Em "Um Só Coração" (2004), de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, o diretor esteve à frente de um grande elenco, estrelado por Ana Paula Arósio, Edson Celulari, entre muitos outros. A minissérie foi produzida em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo.

Aos 50 anos de carreira, o diretor foi homenageado e fez uma participação especial, no papel de si mesmo, na novela "Belíssima" (2006), de seu amigo Sílvio de Abreu. Além disso, por sua contribuição ao cinema brasileiro, recebeu o primeiro Troféu Oscarito, no Festival de Gramado.

Em 2007, o núcleo Carlos Manga foi responsável pela produção da novela "Eterna Magia" (2007), de Elizabeth Jhin, que contou com a supervisão de texto de Sílvio de Abreu.

Em setembro de 2008, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) concedeu ao cineasta Carlos Manga o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio.

Em novembro de 2010, Carlos Manga participou como ator do seriado "Afinal, o Que Querem As Mulheres?". A trama contava a aventura de um jovem escritor e psicólogo, interpretado por Michel Melamed, obcecado por entender o sexo oposto. Carlos Manga interpretou o papel de Don Carlo, um conde italiano decadente que namorava Celeste, vivida por Vera Fischer.

Em "Dercy de Verdade", da autora Maria Adelaide Amaral, Carlos Manga foi personagem. A minissérie, que foi ao ar em janeiro de 2012, contou a história de um século de vida e 86 anos de carreira da artista Dercy Gonçalves. Carlos Manga foi responsável pela primeira aparição de Dercy Gonçalves na televisão, quando era produtor da TV Excelsior. Ele foi interpretado pelo ator Danton Mello.

Morte

Carlos Manga morreu na quinta-feira, 17/09/2015, aos 87 anos. Ele tinha 87 anos e morava no Rio de Janeiro.  A informação foi confirmada no começo da noite de quinta-feira, 17/09, pela Central Globo de Comunicação. A causa da morte não foi divulgada.

Indicação: Fadinha Veras e Miguel Sampaio

Helena Jobim

HELENA ISAURA DE ALMEIDA JOBIM
(84 anos)
Escritora

☼ Rio de Janeiro, RJ (27/02/1931)
┼ Belo Horizonte, MG (13/09/2015)

Helena Isaura Brasileiro de Almeida Jobim foi uma escritora brasileira nascida no Rio de Janeiro no dia 27/02/1931. Ela era irmã do cantor, compositor, maestro, pianista, arranjador e violonista, Tom Jobim.

Estudou Criatividade Literária e Literatura Brasileira e Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Estreou na literatura em 1968, com o romance "A Chave do Poço do Abismo", escrito a quatro mãos com Vânia Reis e Silva.

Sua "Trilogia do Assombro" foi adaptada para o cinema pelo diretor Marco Altberg, em 1986, no filme "Fonte da Saudade".

Em 1997, escreveu "Antonio Carlos Jobim, Um Homem Iluminado", biografia de seu irmão Tom Jobim.

Sua vida e obra são temas de um documentário do diretor mineiro Ernane Alves, com previsão de lançamento em 2016. O longa-metragem "Helena" é produzido pela Portraits Factory Filmes LTDA. Atores, como Bruno Gagliasso, Deborah Seco e Sandy Leah, interpretam poemas e trechos dos livros da irmã de Helena Jobim, com trilha sonora original que será produzida pelo músico Lucas Lima.

Helena Jobim chegou a lançar dez livros e 1 CD-Book, que contém 33 poemas interpretados por ela, com trilha sonora original da obra "Jobim Sinfônico", de Tom Jobim. O CD-Book intitulado "Areia no Tempo" foi projetado pelo jornalista e escritor mineiro Jorge Fernando dos Santos. Amigo pessoal da escritora, ele lamenta sua morte.

"Nos encontrávamos quinzenalmente, para conversar e cantar a vida. Os saraus eram na minha casa ou na casa dele, sempre rodeados de amigos. Helena era uma grande escritora. Tenho todos os seus livros autografados e penso que o Brasil perdeu uma grande autora. Vai fazer muita falta nas nossas vidas!"

Morte

Helena Isaura Brasileiro de Almeida Jobim, morreu na noite de domingo, 13/09/2015, em Belo Horizonte, MG, onde morava desde 2000. Ela sofria de mal de Alzheimer e estava internada no Hospital Felício Rocho há cinco dias por problemas nos rins, que foi a causa da morte

De acordo com a filha, Sônia Albano Feitosa, a doença estava em grau avançado e, nos últimos meses, Helena só reconhecia os familiares mais próximos. A única irmã de Tom Jobim deixou a filha, dois netos e uma bisneta.

O velório foi realizado na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. O corpo de Helena Jobim foi sepultado na tarde de segunda-feira, 14/09/2015, no Cemitério da Paz, Região Noroeste de Belo Horizonte.

Obras
  • 1968 - A Chave Do Poço Do Abismo (Editora O)
  • 1974 - Clareza 5 (Mitavaí)
  • 1981 - Trilogia Do Assombro (José Olympio)
  • 1985 - Os Lábios Brancos do Medo (Mitavaí)
  • 1990 - Verão De Tigres (Rio Fundo)
  • 1996 - Antonio Carlos Jobim, Um Homem Iluminado (Nova Fronteira)
  • 2000 - Pressinto Os Anjos Que Me Perseguem (Record)
  • 2001 - Recados Da Lua (Record)

Fonte: WikipédiaG1 e Hoje Em Dia
Indicação: Miguel Sampaio

Gaúcho da Copa

CLÓVIS ACOSTA FERNANDES
(60 anos)
Corretor de Imóveis e Figura Pública

☼ (04/10/1954)
┼ Porto Alegre, RS (16/09/2015)

Clóvis Acosta Fernandes mais conhecido pelo apelido de Gaúcho da Copa, era o "12º Jogador Brasileiro". Ele era conhecido como um dos mais fanáticos torcedores da Seleção Brasileira. Acompanhava a Seleção Brasileira desde 1990, no Mundial da Itália, mas ficou famoso na conquista do pentacampeonato da Coreia do Sul e Japão. Sempre com a taça da Copa do Mundo nas mãos e um bigode volumoso, o Gaúcho da Copa chamava a atenção e representava a Seleção Brasileira por onde passava.

Ele começou sua paixão pela Seleção Brasileira desde que viu uma partida da Copa do Mundo de 1970 no México pela televisão. Desde então o Gaúcho da Copa sentiu o fanatismo crescer e sonho de poder assistir os jogos da Copa do Mundo. Ele realizou esse sonho na Copa do Mundo de 1990, na Itália. Desde então o Gaúcho da Copa se tornou famoso, aparecendo nas telas com seu chapéu e adornos gaúchos, que se tornaram sua marca registrada.

"Aí quando eu vi a Copa do Mundo de 1970 pela televisão, aquele show de futebol, aquela bela Copa, tudo aquilo que nós podemos ver... aquilo ali fez com que eu me apaixonasse mais. E ali eu fiz uma promessa entendeu? A promessa de que um dia eu estaria numa Copa do Mundo!"
"... e aí eu fui para a Itália. Cheguei lá um mês antes da competição, fiz amizades, fui vendo como a Copa se movimentava, como é que era aquela paixão, fui conhecendo outras pessoas que tinham outras Copas do Mundo. E quando eu voltei, com a derrota pra Argentina, eu voltei apaixonado, eu voltei viciado!"



Clóvis Acosta Fernandes também fundou um grupo de apoio chamado "Gaucho Cup" e convidou seus amigos participar do grupo. Desta forma eles sempre iam juntos assistir vários eventos como a Copa das Confederações, Copa América e os Jogos Olímpicos. Por isso, ele foi apelidado de "O 12º Jogador Brasil".

O Gaúcho da Copa foi uma das testemunhas oculares quando a Seleção Brasileira venceu a Copa do Mundo pela quinta vez na Coréia do Sul e Japão em 2002. Desde então, ele tornou-se atenção da mídia em todo o mundo. O Gaúcho da Copa, juntamente com uma réplica do troféu, passaram a ser presença nos jogos da Copa do Mundo, e na Alemanha, em 2006 lá estava ele outra vez.

Para ser capaz de ver os jogos onde atuava a Seleção Brasileira, o Gaúcho da Copa passou a ser financiado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em uma entrevista, ele disse que foi enviado para popularizar a cultura gaúcha. Ele já visitou mais de 60 países para assistir mais de 150 jogos da Seleção Brasileira.

"Os jogos com a Seleção Brasileira, no último jogo agora, eu completei 158 jogos. A FIFA diz que na Copa passada, essa no Brasil, que eu era o 12º jogador. E se eu sou o 12º jogador, quer dizer, eu estive na reserva todo esse tempo não é? Então com 158 jogos eu sou o recordista. Porque quem mais vestiu essa camisa foi o Cafu, na história da Seleção Brasileira que vestiu 150 vezes. E eu tô aí tentando aumentar esse número!"

O Gaúcho da Copa tem em seu curriculum, 7 Copas do Mundo, 7 Copas América, 4 Copas das Confederações e 1 Olimpíada. Já conheceu mais de 60 países e assistiu a 158 jogos do Brasil. Ele brincava dizendo que havia batido o recorde de Cafu, o jogador que mais atuou pela Seleção Brasileira, em 150 jogos.

Morte

Clóvis Acosta Fernandes, o Gaúcho da Copa, morreu na madrugada de quarta-feira, 16/09/2015, em Porto Alegre, RS, aos 60 anos. Ele lutava contra um câncer há nove anos. Estava internado no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, desde julho de 2015.

A morte foi confirmada pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia e também pela família na manhã de 16/09/2015. O velório ocorrerá às 16:00 hs, na Capela H do Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre.

Indicação: Fadinha Veras

Renata Muggiati

RENATA MIKOSZEWSKI DE MUGGIATI
(32 anos)
Empresária, Atleta e Personal Trainer

☼ Curitiba, PR (20/12/1982)
┼ Curitiba, PR (12/09/2015)


Renata Muggiatti, era formada em Educação Física, personal trainer e instrutora de musculação na rede de academias Companhia Athletica em  Curitiba, no Paraná. Era tri-campeã fitness brasileira.

Filha de Renato De MuggiatiMaria do Carmo da Silva Mikoszewski, iniciou em competições de fisiculturismo no ano de 2011 na categoria Body Fitness no Campeonato Brasileiro da IFBB, se classificando em 6°lugar. Em 2012, se consagrou campeã paranaense e campeã brasileira. Recentemente, trouxe o título de campeã sul-americana na categoria Body Fitness.

A atleta teve dezenas de títulos durante sua carreira. Entre suas principais conquistas estão títulos como Campeã Sulamericana Body Fitness IFBB, Campeã Brasileira Body Fitness IFBB e Campeã Paranaense Body Fitness IFBB.

Renata Muggiati contou como foi a a experiência de competir fora do país:

Nos dias 6 a 9 de setembro fui para Punta del Este no Uruguai para o 38 Campeonato Sul-Americano de Fisiculturismo. Experiencia única, primeiramente por ser a minha primeira competição fora do país a nível internacional e principalmente por conquistar o título de campeã em minha categoria Body Fitness acima de 1,63m.
O Campeonato estava muito bem organizado e com muitos atletas de toda América do Sul, todos muito bem preparados fisicamente. O local do evento foi show, em um resort muito bacana, fiquei hospedada em um apartamento completo e muito aconchegante e com todas as refeições inclusas, logicamente todas elas preparadas com zero sódio!
Fiquei muito contente com minha vitória e espero representar novamente na Polônia e no Arnold Europe, o qual embarco semana que vem!

Renata Muggiati gostava muito de praticar exercícios. Ela era bastante conhecida no Facebook, rede social que usava para divulgar o trabalho como empresária e personal trainer.

Entrevista

01. Nome, idade, peso, altura, BF e categoria?
Renata Muggiati, 29 anos, 63 kg. 1,66m., 13% em off season, Body Fitness acima 1,63

02. Você trabalha? Acha que há a possibilidade de ter vida profissional paralela a competição?
Sou formada em Educação Física, atuo como personal trainer, professora, treinadora, com consultorias onlines e palestras. O meu trabalho não interfere de forma negativa em minha preparação, muito pelo contrário, me auxilia e muito, me dando uma base financeira para poder comprar todos os suplementos e com os demais gastos com toda a preparação. A única coisa que poderia atrapalhar seriam os horários, pois treino diversas pessoas o dia inteiro e o horário fica sendo algo muito precioso, de grande valor. Mas eu juntamente com meu treinador pre determinamos os treinos diariamente no mesmo horário, dessa forma reservo um tempo do meu dia para me dedicar a minha preparação.

03. Como tudo começou?
Depois de alguns convites do meu treinador Waldemar Guimarães para ingressar no mundo do Bodybuilding, resolvi entrar nas competições. Antes ele era apenas meu amigo, hoje ele é meu amigo e também treinador rsrsrsrs. Foi também um período no qual estava estagnada com os resultados no meu corpo e queria modifica-lo, deixa-lo mais simétrico e definido.

04. Você acha que é possível competir sem tomar anabolizantes?
Acho que o desenvolvimento do corpo se da através de disciplina com o treino, com a alimentação e com uma boa dose de força de vontade. Para modificar seu corpo visando competições você deve ter esses pilares bem estruturados e não depender de esteroides para um bom resultado e transformação.

05. Quais são as suas maiores dificuldades na dieta?
Com certeza a pior parte da dieta é na reta final, aonde ela esta bem apertada, bem restrita. Mas o objetivo final e adrenalina do campeonato me ajudam a manter o foco e dar o máximo de mim. O resultado diário que é visível no corpo também é muito estimulador!

06. Como faz para manter o rosto feminino, mesmo após o uso de EAS?
Acho que dependendo da quantidade de hormônios que determinadas atletas utilizam fica impossível ficar com rostos femininos. Com certeza as que não tomam ou fazem o uso de maneira orientada por um bom profissional acabam continuando com sua feminilidade.

07. Como é a sua relação com a sociedade, rola preconceito? Como você lida com isso?
No país que vivemos exite preconceito com tudo. Basta você se destacar dos demais indivíduos que se julgam "normais" e ter um corpo mais diferenciado do que o povo está acostumado a ver, você sera julgado. Seja você gorda, magra, atleta, portador de necessidades ou afro descendente. Comigo muitas pessoas me elogiam, acham o meu corpo bonito e me perguntam o que eu faço e o que eu fiz. Mas também tem outras que me olham torno na rua, com uma cara esquisita. Mas eu não ligo pois estou super contente com a minha evolução em meu corpo e objetivo modifica-lo ainda mais.


08. Quantas horas diárias de treino?
Meu treino com pesos dura no máximo 35 minutos. Realizo alguns dias aerobiose, a quantidade muda conforme a fase da preparação.

09. Como sobreviver a esse mundo tão competitivo?
Nascemos com o instinto da competitividade, afinal somos animais. Uma competição sadia em busca de seus objetivos é até bom pois nos estimula a ir cada vez mais longe em busca de nossos sonhos!

10. Como faz para ter uma vida social sem sair da dieta? Como faz para driblar isso?
Dá para fazer dieta e ser social sim. Realizo sempre minha refeições antes dos encontros com minhas amigas, ou ate mesmo durante, levo meus potinhos e como sem vergonha nenhuma. Em relação a baladas também, não sou de sair muito, mas quando saio consigo ficar sem beber e me divertir ao mesmo tempo. Tenho o dia do lixo também, aonde adoro sair para jantar com amigos e namorado. Nunca vou deixar de me socializar com as pessoas que eu gosto por causa da dieta. Logico que na fase final, véspera campeonato, fica mais complicado, pois também preciso focar em mim mesma, daí é a única época que fico mais sossegada no meu canto.

11. Como é a relação com o personal? Já teve que trocar por incompatibilidade de idéias?
Minha relação com meu treinador e professor Waldemar Guimaraes, melhor impossível, como disse anteriormente, é alem de treinador um grande amigo. Uma pessoa qual tenho muita admiração, carinho e respeito.

12. Como é a divisão dos seus treinos?
Atualmente treino 5x na semana, deixando a quarta feira e domingo como Off.

MMA - Anterior de pernas + panturrilha
MMB - Peito, ombro , triceps + abdomen
MMC - Posterior pernas , gluteos + panturrilhas
MMD - Dorsal, bíceps + abdomen

13. Como é sua relação com o nutricionista? Segue a risca? Conte um pouco do seu Off.
O meu Off se constitui de basicamente esses alimentos durante segunda a sábado: aveia, batatas, arroz, massas integrais, frutas, verduras, legumes, carnes magras, pão integral, azeite de oliva, castanhas e muita água. Juntamente com alguns suplementos alimentares. Tenho um dia do lixo aos domingos no qual como algumas coisinhas que tenho vontade ou saio para jantar em algum lugar que eu goste.

14. Já passou por alguma saia justa por causa da dieta? Algum fato engraçado? Conte!
Sempre passo mas já estou acostumada. Sempre que preciso realizar minhas refeições saco da minha bolsa meus potinhos e como tudo numa boa. Tem alguns lugares aonde as pessoas olham torto, acham feio, comentam entre si mas levo na esportiva.

15. Você se mantém durante o ano basicamente com o mesmo shape, ou faz uma fase bulking-monster, ganhando fat junto?
Prefiro manter meu peso o mais perto possível do peso de competição para não sofrer e debilita-lo durante a fase pré competição. A minha categoria não friza mulheres com muita densidade muscular. Fora que gosto de me sentir bonita sempre, quando uma calça, uma jaqueta começa a querer apertar, eu aperto ainda mais meu treino, minha dieta. A pior coisa que tem é colocar uma roupa e não se sentir bonita e confortável nela.


16. Ideal de corpo. Em quem você se inspira?
Acho muitas atletas bonitas. Mas o conjunto de beleza facial, corporal, o charme e simplicidade da Nicole Wilkins me inspira bastante. Ela consegue ter um corpo atlético e continuar sendo super delicada e feminina.

17. Na dieta, quais são os alimentos que não entram no seu cardápio? Quais não saem?
Na dieta não entra nada de frituras, nem nos dias de lixo. Os que não saem são as frutas e verduras, o peixe, frango, arroz e batata rsrsrsrsr!

18. Poderia dividir sua rotina conosco?
Minha rotina é totalmente dentro da academia. Trabalho e treino na academia Companhia Athlética aqui em Curitiba.Treino meus alunos de manha, a tarde a noite. E o meu treino é no meio da tarde. É basicamente isso que faço durante os dias de semana. Finais de semana costumo descer para praia ou ficar descansando pois minha rotina é bem puxada.

19. Quais os suplementos que você usa?
Whey Protein, Mix Proteico, Waxy Maize, BCAA, Glutamina, HMB, Complexo Vitamínico, Omega 3, Vit C. 

20. Há quanto tempo treina?
Treino fazem 11 anos e um ano voltado a competição.

21. Quanto tempo demorou para alcançar o shape dos sonhos?
Ainda quero modificar e melhorar muito meu corpo, acho que é uma guerra diária. Não é do dia para noite que alcançamos o nosso shape dos sonhos. Como diria o Crô, ahh para!! Se melhorar estraga... 

22. Você utiliza tratamentos estéticos pra dar força no pré Contest? Se sim, qual?
Realizo drenagem linfática 1 ou 2 x na semana durante o ano inteiro. Adoro os resultados e é o único tratamento estético o qual eu acredito e confio.

23. Uma frase que te inspira...
Deixe que seus atos falem por suas intenções.

24. Um recadinho para suas discípulas...
Minhas lindas, continuem sempre em busca de um corpo saudável e bonito, sem exageros. Procurem um(a) treinador(a) e um(a) nutricionista esportivo de confiança, esses sim poderão dar o suporte e a orientação correta. Otimos treinos e beijok!! Re;)

Morte

Na madrugada de sábado, 12/09/2015, a atleta de Body Fitness, Renata Muggiati de 32 anos morreu após cair do 19º andar de um prédio no centro de Curitiba, que fica na Rua Visconde do Rio Branco, na esquina com a Comendador Araújo. Após a noticia houveram muitas especulações sobre a queda ter sido um acidente, ou se a atleta se jogou do prédio.

A forma que tudo aconteceu fez com que a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) instaurasse um inquérito para apurar detalhes da queda. Ainda não há nada confirmado, existem relatos de que ela sofria em um relacionamento conturbado com o namorado, chegando a ser vítima de agressões. A polícia busca informações também para descobrir se o que aconteceu não pode ter sido um acidente ou se ela foi jogada do prédio. Tudo ainda está sendo confirmado, mas se houve participação, a pessoa envolvida será responsabilizada, conforme adiantou Miguel Stadler, delegado-titular da DHPP.

Após a morte de Renata Muggiati, uma suposta postagem que teria sido feita por ela na rede social, começou a circular na internet. Na rede social, Renata Muggiati deixou a mensagem:

"Bom, aviso a todos que me seguem que hoje é meu último dia de vida, depois de sofrer três dias agressões e, por amar a pessoa que estava hoje, me suicido feliz e em paz"


Na delegacia, o namorado da atleta disse que ela passava por um momento de depressão e estava tomando medicamentos controlados. O suspeito contou que ela tentou pular da janela duas vezes, porém ele a segurou e, na terceira vez, quando ela teria conseguido pular, ele estaria em outro cômodo da casa e não conseguiu evitar.

A polícia solicitou exames técnicos para apurar o suposto suicídio, entre eles coleta de impressão digitais, toxicológico, alcoólico e recolhimento de amostras sob a unha de Renata Muggiati, para saber se houve briga antes dela cair ou pular da janela.

A mensagem supostamente deixada por Renata também será analisada, para a polícia saber se ela foi publicada antes ou depois da queda.

O que chamou a atenção de colegas é que, uma hora antes da mensagem de suicídio, a atleta teria escrito na rede social "em my sweet home". A mensagem mal escrita também despertou desconfiança. Uma amiga publicou uma mensagem dizendo que Renata não admitia escrita errada.

Na página oficial da atleta, fãs e amigos publicaram mensagens alegando desconfiar do suicídio e um vídeo de momentos após a morte da atleta revoltou alguns internautas. Nas imagens, Renata Muggiati aparece caída na rua, próxima ao meio-fio vestida com uma blusa branca e calça preta, sem sapatos.

O corpo de Renata Muggiati seria cremado no sábado, 12/09/2015, por volta das 21:00 hs., mas a justiça impediu para que se preservasse o corpo para análises periciais.

Polícia Encerra Investigação Sobre Morte de Renata Muggiati

Em dezembro de 2015, a investigação feita pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil sobre a morte de Renata Muggiati já estava nas mãos do Ministério Público do Paraná. A apuração terminou pouco antes do recesso oficial no Estado, que começou no dia 18/12/2015. A polícia manteve a acusação de homicídio qualificado contra o médico Raphael Suss, que era namorado de Renata Muggiati. Para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Renata Muggiati caiu morta do prédio, conforme relatou o laudo de exumação, que havia mostrado em novembro de 2015 que ela foi vítima de asfixia mecânica por vários minutos.

Apesar de ser considerado pela polícia como caso de homicídio, o processo foi deslocado da 1ª Vara do Júri de Curitiba para Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Curitiba em razão de o suspeito ser o companheiro da vítima. A investigação foi relatada ao Ministério Público após resultados de perícias realizadas em aparelhos celulares e computadores. As conclusões destas análises não mudaram o quadro da investigação, para a polícia. O Ministério Público pode, antes de oferecer ou não a denúncia, pedir diligências complementares.

O caso teve uma reviravolta em novembro, quando o exame de exumação, realizado a pedido da polícia por uma junta de profissionais do instituto, contrariou a necropsia, colocando dúvida sobre o primeiro exame feito por um médico-legista do Instituto Médico Legal (IML). O Instituto Médico Legal (IML) chegou a abrir uma apuração para investigar a conduta do médico que conduziu o primeiro exame de necropsia.

Fonte: Tribuna, Tribuna Hoje, Empório das Vitaminas, Urban Gym e Mundo Anabólico